“Falta de comunicação” do Governo e do Ministério da Saúde em relação às consequências da greve do INEM motivou a criação deste livro

Novo manual sobre comunicação de crise vai ajudar organizações de saúde a lidar com problemas de reputação e imagem

O "Manual de Gestão de Riscos e de Resposta à Crise", disponível online e de forma gratuita , apresenta oito boas práticas para prevenir e mitigar os impactos das crises na imagem das organizações de saúde. Desenvolvido pela Onya Health, agência de comunicação especializada no setor, este manual é um guia prático que promove estratégias de comunicação eficazes e responsáveis.

“O lançamento deste manual acontece num contexto crítico para o setor da saúde. Os recentes acontecimentos e as consequências fatais da greve do INEM sublinham a necessidade de um planeamento sólido em comunicação de crise”, explica Vânia Lima, diretora-geral da agência. “A falta de comunicação do Ministério da Saúde e de outras instituições evidencia a urgência de uma estratégia de comunicação proativa, especialmente em contextos de emergência e no relacionamento com o público e os stakeholders”. 

O manual oferece uma abordagem estruturada para crises, identificando as suas respetivas fases, desde a identificação dos potenciais riscos até ao pós-crise. Inclui ainda diretrizes para a formação de gabinetes de crise e aconselhamento de formação em media training. O objetivo é que as organizações de saúde estejam preparadas para enfrentar qualquer problema de reputação de forma coordenada, com mensagens-chave que transmitam segurança e empatia. 

“Não podemos deixar a saúde à mercê de respostas reativas e improvisadas”, continua Vânia Lima. “É fundamental que o setor adote protocolos bem definidos e treine os seus porta-vozes para comunicar com rapidez, transparência e empatia. Este manual é uma ferramenta de apoio para gestores de saúde em todos os níveis, capacitando-os para responder a crises e a fortalecer a confiança da população”. 

A agência de comunicação garante também que o manual será enviado aos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde nos próximos dias. “Sabemos que os hospitais têm poucos recursos e, em muitos casos, a comunicação não é uma prioridade. Esperamos que este ebook possa ser uma ferramenta para lidar de forma mais consciente, informada e sensibilizada com os problemas de imagem com que muitas destas ULS vivem”. 

A Onya Health espera vir a lançar, brevemente, outras ferramentas para o setor da saúde, como um manual de boas práticas na assessoria de imprensa ou como aproveitar as potencialidades das redes sociais.  

“Para já, queremos avaliar o feedback deste manual que, na nossa opinião, seria o tema mais urgente. A gestão de crises é uma responsabilidade inadiável que não só protege as organizações, mas, sobretudo, promove a segurança e a confiança do público”, termina a diretora-geral. 

Fonte: 
Onya Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Onya Health