Saúde Oral

Cáries Dentárias: prevenção, tratamento e cuidados essenciais

Atualizado: 
06/11/2024 - 10:11
A cárie afeta 90% da população, resulta da ação de bactérias específicas e pode causar a destruição de uma parte ou do total do dente.

Como as Cáries se formam?

Quando ingerimos alimentos como doces ou bolos, ricos em hidratos de carbono, eles vão sofrer decomposição pelas bactérias cariogénicas e resultar em ácidos que dissolvem a parte mineral dos dentes. Deste processo, resultam lesões de cárie. Este processo é ainda mais eficaz quando a ingestão destes alimentos ocorre fora das refeições ou antes de deitar.

Dentes erupcionados recentemente, com uma anatomia mais complexa e que se localizam mais a posterior na nossa boca, levam ao desenvolvimento precoce de lesões de cárie.

Sintomas e Diagnóstico: Quando a Cárie Causa Dor

No início, quando as cavidades ainda são pequenas os sintomas identificados são pouco significativos, mas em cavidades profundas ocorre o contrário, podendo surgir dor ao frio, quente ou doce, ou esta ser até espontânea. Nestes casos, é preciso tratar, substituindo parte da estrutura de dente perdido. Isto pode ser realizado com materiais como resinas compostas, da mesma cor natural do dente, mas quando a perda de estrutura é elevada pode ser necessário prótese fixa, que envolve trabalho laboratorial. Por vezes, é também necessário substituir estes materiais se os mesmos fraturarem ou se ficarem infiltrados por cárie.

Manutenção e Cuidados com as Restaurações

É muito importante manter os cuidados de higiene oral, escovagem dos dentes pelo menos duas vezes ao dia e passagem do fio dentário, ajuda a remover a placa bacteriana e prevenir novas lesões de cárie. A visita regular ao médico dentista também deve fazer parte destes cuidados.

Por fim, alguns alimentos e bebidas podem alterar a cor superficial de algumas restaurações em resina composta, alguns exemplos são o café, o chá, etc… Por isso, principalmente nas restaurações nos dentes mais visíveis, o consumo destes produtos deve ser evitado, com principal importância nas primeiras horas após a realização destas restaurações.

Uma boa higiene oral, associada a uma alimentação equilibrada e à redução do consumo de açúcar, pode minimizar significativamente o risco de desenvolvimento de cáries. E, caso as lesões já existam, o tratamento precoce e a manutenção adequada das restaurações são essenciais para preservar a saúde dos seus dentes. 

Autor: 
Anabela Campinho - Médica Dentista
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Imagem de ArtPhoto_studio no Freepik