Para ajudar a prevenir e evitar que as quedas quebrem a rotina

Está a chegar a 2ª temporada da minissérie “Anti-Quebras: a Osteoporose pode ser prevenida”

A plataforma Ossos Fortes assinala o Dia Mundial da Osteoporose com o lançamento da 2ª temporada da minissérie “Anti-Quebras: a Osteoporose pode ser prevenida”. Composta por 4 episódios, aborda temas como a avaliação do risco de fratura, o exercício físico, a recuperação da cirurgia pós-fratura e a avaliação geriátrica global, com o objetivo de alertar e sensibilizar para a osteoporose e cuidados essenciais para evitar as quedas, um fator crítico para as fraturas osteoporóticas.

Ao longo de 4 episódios, cada especialista aborda, de forma simples, prática e clara, conceitos fundamentais a ter em conta na abordagem à Osteoporose. O episódio sobre risco de fratura, conduzido pela enfermeira Andréa Marques, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Unidade Local de Saúde de Coimbra, e com a participação de Cátia Duarte, reumatologista da Unidade Local de Saúde de Coimbra, dá a conhecer a Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura – FRAX Portugal, que permite avaliar o risco de fratura de qualquer pessoa com idade compreendida entre os 40 e os 90 anos. De acordo com os resultados obtidos são abordadas sugestões de acompanhamento e seguimento.

Tendo em atenção a importância do exercício físico no fortalecimento ósseo e muscular – um valioso contributo para a prevenção de fraturas – Ricardo Morais, personal trainer, dedica um episódio à exemplificação de exercícios práticos que podem facilmente ser realizados em casa.

As fraturas são um dos principais perigos associados à osteoporose, sendo fundamental o acompanhamento das cirurgias pós-fratura. É este tema que a Enf.ª Paula Rocha, especialista em enfermagem de reabilitação, da Escola Superior de Saúde de Viseu, aborda, refletindo sobre o processo de internamento hospitalar após uma fratura e a importância dos cuidados após a cirurgia, necessários para garantir uma rápida e eficaz recuperação da mobilidade e o desejado regresso a uma rotina diária normal. É deixado também o alerta para o papel essencial que a família ocupa em todo este processo. 

No último episódio desta temporada, o destaque vai para a avaliação geriátrica global, uma avaliação que deve ser multidimensional para permitir um envelhecimento saudável e a prevenção de eventos adversos, em particular as quedas. Este episódio conta com a participação do Enf. João Tavares, Professor na Escola de Enfermagem de Aveiro, que explica a importância da interdisciplinaridade entre diferentes profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. Esta interdisciplinaridade tem como objetivo a avaliação dos diferentes domínios da pessoa idosa, tais como, funcional, cognitivo, nutricional, marcha e social.

Portugal é um país cada vez mais envelhecido, onde se estima que meio milhão de portugueses são afetados pela osteoporose e se contabilizam 50 mil fraturas osteoporóticas por ano. É, por isso, urgente alertar e sensibilizar para a prevenção e os cuidados a ter, nomeadamente junto da população do sexo feminino com mais de 50 anos e após a menopausa, mais vulnerável a sofrer uma fratura osteoporótica!

A minissérie “Anti-Quebras: a Osteoporose pode ser prevenida” é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSREUMA) e conta com o apoio da Amgen Biofarmacêutica. Estes são um dos conteúdos em destaque na plataforma Ossos Fortes, um espaço de cariz informativo, que se destina a alerta e educar para a temática da osteoporose e a sua prevenção ou cuidados.

 
Fonte: 
Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSREUMA) e Amgen Biofarmacêutica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSREUMA) e Amgen Biofarmacêutica