Com foco na Literacia Alimentar, Saúde Pública e Prevenção de Doenças

FMUL promove Semana da Nutrição

Na semana de 16 de outubro (Dia Mundial da Alimentação), a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) promove um programa diversificado que pretende envolver a comunidade académica, profissionais de saúde, instituições e o público em geral.

Sob o mote “Direito à Alimentação, para um Futuro Melhor”, todas as ações planeadas têm como foco a promoção da literacia alimentar e a sensibilização para os desafios e oportunidades atuais na área da nutrição.

Nos dias 14, 15 e 17 de outubro, uma equipa constituída por elementos do Laboratório de Nutrição da FMUL vai realizar uma ação de literacia alimentar dirigida à comunidade académica em 11 das instituições da Universidade de Lisboa. Durante um dia, consoante a faculdade, esta equipa vai realizar várias atividades, como o “NUTRI”VIAL, uma adaptação do jogo Trivial Pursuit; uma prova cega; um questionário de “mito ou verdade” em alimentação; e ainda um desafio com realidade virtual sobre como procurar apoio nutricional na Universidade de Lisboa.

Catarina Sousa Guerreiro, Professora da FMUL e coordenadora da Semana da Nutrição, afirma que "esta iniciativa é uma oportunidade para promover a reflexão sobre o papel da alimentação saudável no contexto atual e para capacitar os cidadãos a tomarem decisões mais informadas e conscientes no seu dia alimentar".

Segundo João Eurico Cabral da Fonseca, Diretor da FMUL, "temos assistido a um crescente interesse pelo curso de Ciências da Nutrição, o que reflete um aumento significativo da consciência alimentar entre a população. Este interesse demonstra uma maior procura por profissionais qualificados, capazes de orientar a sociedade no caminho de uma alimentação equilibrada e sustentável, essencial para a promoção da saúde pública e para enfrentar os desafios globais relacionados com a nutrição".

 
Fonte: 
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)