Faro vai “Desmistificar a Esclerose Múltipla” em sessão aberta à comunidade
A iniciativa pretende sensibilizar a comunidade para esta doença crónica, dando a conhecer os seus sintomas, como procurar um diagnóstico e os diferentes tratamentos, de forma a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida de quem vive com Esclerose Múltipla.
António Cunha, representante da SPEM, conduzirá esta sessão, que pretende aumentar o conhecimento da comunidade sobre a doença e assim contribuir para o bem-estar de quem vive com esclerose múltipla, bem como os seus familiares e cuidadores.
Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve, explica: “Há um ano que estamos no terreno a contribuir para uma maior literacia em saúde no Algarve. Esta sessão pretende ajudar a população a lidar com doenças crónicas de forma responsável, contribuindo para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida dos doentes”.
Desde setembro do ano passado, o Projeto Saúde Mental 360º Algarve já chegou a quase 300 pessoas dos concelhos de Faro, Loulé e Olhão, em mais de 600 atividades.
O principal objetivo é colmatar a ausência de respostas na área da saúde mental no Algarve e assegurar que os idosos mais vulneráveis têm o apoio de que necessitam para a promoção da sua saúde física e mental.
Neste âmbito, as sessões informativas “Saúde em Dia” pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas relacionados com a área da saúde e prevenção e gestão da doença, através de uma comunicação simples e objetiva que desmitifica alguns conceitos. Para isso, contam com o importante apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam nesta missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa do Algarve.
A sessão “Desmitificar a Esclerose Múltipla” é gratuita e aberta ao público em geral.