António Damásio enche Aula Magna em conferência sobre fisiologia da mente
O evento teve lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e abriu com a cerimónia de entrega do Prémio Maria de Sousa 2024, promovido pela Ordem dos Médicos e pela Fundação BIAL. Contou com as presenças do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, que encerrou a sessão, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, e do presidente da Fundação BIAL, Luís Portela.
“O Professor António Damásio e a Professora Hanna Damásio são dos mais notáveis neurocientistas mundiais, com uma fantástica produção científica, que lhes permite serem dos cientistas mais citados em todo o mundo. A Fundação BIAL está assim muito honrada por ambos terem aceitado preparar em conjunto a apresentação que o Professor António Damásio brilhantemente apresentou na presença de uma vasta audiência”, afirma Luís Portela, presidente da Fundação BIAL.
Acrescenta ainda que “para a decisão de juntar a cerimónia de entrega do Prémio Maria de Sousa 2024 e a conferência dos 30 anos contribuiu o facto de o ilustre casal ter mantido uma relação de profunda amizade com a cientista Maria de Sousa, que também foi administradora da Fundação”.
Sobre os 30 anos da Fundação BIAL, Luís Portela sublinha que “a história da Fundação e todas as realizações alcançadas ao longo do seu percurso só foram possíveis graças ao apoio e proximidade de muitos: cientistas, instituições e institutos, Academia e individualidades das mais diferentes áreas. A todos os que tornaram possível chegarmos até este importante marco deixo a minha mais profunda gratidão, com a certeza de que continuaremos a apoiar a Ciência ligada à Saúde, através do incentivo ao estudo científico do ser humano, tanto do ponto de vista físico, como espiritual”.