Ordem dos Médicos discute Saúde Mental e Bem-estar dos Médicos no local de trabalho
A sessão realiza-se na sede nacional da Ordem dos Médicos e decorre no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala a 10 de outubro. Conta com a presença do Bastonário Carlos Cortes, de Miguel Xavier, presidente da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM), Sérgio Barata, Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, João Redondo, Coordenador do GNAM, e dos presidentes das Seções Regionais da OM, Paulo Simões, Manuel Teixeira Veríssimo e Eurico Castro Alves, entre outros oradores.
Na ocasião será assinado um protocolo entre a Ordem dos Médicos e a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental para a promoção e desenvolvimento de uma ação coordenada, com vista à promoção da saúde mental e bem-estar dos médicos.
Segundo dados da DGS, em 2023, foram registados mais de 2100 casos de violência, 6 agressões por dia, o equivalente a 3200 dias de ausência do local de trabalho. Um quarto dos profissionais de saúde queixa-se ainda de ter sofrido pelo menos um episódio de violência física ou psicológica nesse ano.
De acordo com o Gabinete de Segurança do Ministério da Saúde, os episódios de violência contra profissionais de saúde aumentaram mais de 56% entre 2021 e 2023.
A Ordem dos Médicos tem estado na linha da frente deste combate e, em 2023, reforçou o Gabinete Nacional de Apoio ao Médico, com uma equipa dedicada a apoiar os médicos que enfrentam situações de violência, assédio ou burnout.