Evento decorre no Unisana Hospitais - Hospital do Oeste Soerad

Unisana Hospitais organiza conferência sobre bem-estar e a saúde mental no local de trabalho

A propósito do Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado a 10 de outubro, a Unisana Hospitais realiza uma conferência dedicada ao tema “O bem-estar e a saúde mental no local de trabalho", que terá lugar no Hospital do Oeste Soerad, em Torres Vedras, no próximo dia 9 de outubro de 2024.

O evento, destinado a profissionais de saúde, vem realçar a importância de assegurar a saúde mental no ambiente laboral, abordando questões como a gestão de riscos psicossociais, o impacto do burnout e o papel das intervenções psicológicas e de enfermagem na promoção do bem-estar no local de trabalho.

Para Liliana Ferreira, médica psiquiatra e coordenadora da Unidade de ambulatório e internamento em Saúde Mental do Unisana Hospital do Oeste Soerad, “esta conferência pretende ajudar os profissionais de saúde a identificar um problema de saúde mental cada vez mais prevalente na sociedade e contribuir para a promoção do bem-estar no local de trabalho. Além do impacto psicológico e emocional, o burnout tem enorme impacto na saúde física, pelo que é fundamental a cooperação entre os médicos que acompanham os doentes no seu dia a dia e uma equipa multidisciplinar especializada em saúde mental e psiquiatria (psiquiatria, psicologia, neurologia, enfermagem dedicada), como aquela que encontramos no Unisana Hospital do Oeste. Deste modo, implementamos uma abordagem específica e individualizada que protege e melhora a saúde mental, ao mesmo tempo que apoia pessoas que passam pelo sofrimento destas patologias”.

O evento abrirá às17h30 com uma sessão sobre “Promoção do bem-estar no local de trabalho com foco na saúde mental”, com as intervenções de Liliana Ferreira, com o tema Saúde Mental no Local de Trabalho: Uma Prioridade!, da psicóloga Viviana Bailão Silva, que falará sobre Intervenções Psicológicas no Burnout, e ainda das enfermeiras Sara Correia e Rita Neto, que vão abordar o tema Priorizar a Saúde Mental no Trabalho: Abordagem de Enfermagem.

A segunda sessão acontecerá às 19h00, com o tema “Porque devem as organizações hospitalares promover a saúde mental no local de trabalho?” e conta com as participações de Afonso Gouveia, médico interno de psiquiatra, professor na NOVA Medical School e co-coordenador do livro "Saúde e Doença Mental no Local de Trabalho", que falará sobre Saúde Mental e Ocupacional: Psiquiatria do Trabalho e a Necessidade de Multidisciplinaridade, e de Sónia Pinote Bernardes, psicóloga especialista em psicologia clínica e da saúde ocupacional nas ULS São José, que fará uma intervenção intitulada Por debaixo do Iceberg – Avaliar e Intervir nos Riscos Psicossociais.

Unidade de saúde mental em Torres Vedras

O grupo Unisana Hospitais criou em maio de 2024 uma unidade diferenciada e dedicada à Saúde Mental e Psiquiatria, localizada no Unisana Hospitais - Hospital do Oeste Soerad, em Torres Vedras, a nova unidade beneficia de uma equipa clínica multidisciplinar de cerca de 20 médicos e profissionais de saúde, sendo uma das primeiras unidades funcionais privadas de internamento em saúde mental em Portugal.

Esta unidade funcional de Saúde Mental e Psiquiatria da Unisana Hospitais – Hospital do Oeste Soerad responde a casos de depressão, ansiedade, adições, alcoolismo e burnout, entre outras situações de saúde mental e psiquiatria. Para tal, conta com infraestruturas específicas, como consultórios, salas de terapia ocupacional e espaços de educação, de relaxamento, sala de convívio, bem como com 16 camas para situações que necessitem internamento.

Grupo nacional com identidade local

A marca Unisana Hospitais reúne os investimentos realizados pela Atena Equity Partners e pela 3T Portugal, os quais incluem três hospitais localizados em Almada, Torres Vedras e Porto (neste último caso, em sociedade com HLine e em parceria com a Venerável Irmandade da Nossa Senhora da Lapa) e duas clínicas em Santarém.

O grupo pretende, a prazo, consolidar uma rede nacional, de identidade local, em colaboração e complementaridade com os setores público, segurador e social, para levar cuidados de saúde de qualidade a um número crescente de portugueses.

A equipa da Unisana Hospitais conta com a colaboração de mais de 360 médicos, além de enfermeiros e outros profissionais de saúde dedicados. O grupo oferece uma vasta gama de cuidados de saúde de ambulatório, disponibilizando consultas, exames de diagnóstico e terapêutica das mais diversas especialidades médicas e cirúrgicas. Nas unidades hospitalares, disponibiliza ainda cuidados de saúde como atendimento urgente e atendimento permanente, para além de cirurgia e internamento (incluindo em saúde mental) e, ainda, cuidados continuados.

 
Fonte: 
Unisana Hospitais
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Unisana Hospitais