Lançamento do NOSHAME Movement decorre no Mês da Saúde Mental

ISPUP acolhe evento de lançamento de campanha nacional de Literacia em Saúde Mental

Promovido pelo triatleta amador Tiago Valente, que transformou a sua história de luta contra a depressão numa missão, o movimento procura inspirar outras pessoas a procurar ajuda sem medo de julgamento, combatendo as barreiras sociais que condicionam a procura de ajuda. Esta iniciativa pretende romper o silêncio que ainda envolve a depressão, particularmente entre os homens, que, apesar de diagnosticados com menor frequência do que as mulheres, enfrentam um risco até cinco vezes maior de suicídio.

A iniciativa será oficialmente apresentada com um evento nas instalações do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), e incluirá a apresentação do eBook "Turning Silent Battles into Loud Victories - Uma História sobre Superação e Saúde Mental", que documenta a jornada pessoal de Tiago Valente. Esta publicação será apresentada por todo o país e irá acompanhar a preparação do atleta para um dos triatlos mais desafiantes do mundo - o PATAGONMAN.

O evento contará ainda com uma mesa-redonda composta por um painel de especialistas, entre os quais Ricardo Gusmão, coordenador do Laboratório de Literacia em saúde mental, bem-estar, depressão e prevenção do suicídio, e João Bessa, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

Esta será uma oportunidade para os órgãos de comunicação social conhecerem de perto esta iniciativa, que procura contribuir ativamente para incentivar os cidadãos em todo o país a procurar ajuda sem receios ou preconceitos.

O NOSHAME Movement é uma iniciativa promovida pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) juntamente com a EUTIMIA - Aliança Europeia Contra a Depressão em Portugal, e conta com o patrocínio da Coordenação Nacional de Políticas de Saúde Mental do Ministério da Saúde e com o apoio da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. 

Fonte: 
Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP)