Opinião

Aprendizagem ao longo da vida: perspetivas para o Desenvolvimento Sustentável da Sociedade

Atualizado: 
25/09/2024 - 12:05
É unânime que a educação é a forma mais eficaz para o desenvolvimento de uma sociedade. Os países mais desenvolvidos do mundo são os que mais apostam na educação dos seus indivíduos.

A aprendizagem é a aquisição de conhecimento pelos indivíduos que, por sua vez, lhe atribuem efetivamente um significado, contribuindo para os capacitar e transformar, exercendo posteriormente a sua ação no contexto comunitário.

Assim, poderemos afirmar que a aprendizagem é um processo contínuo, em que o ser humano está em constante evolução, através da interação com o meio envolvente, onde ensinar e aprender são essenciais para a existência e crescimento humano, para a participação cívica ativa e para a responsabilização de cada pessoa, dentro das suas comunidades. O desenvolvimento das capacidades humanas e das oportunidades bem distribuídas, asseguram um crescimento equilibrado e equitativo das sociedades.

Neste âmbito, o paradigma da aprendizagem ao longo da vida, foi apresentado no relatório da UNESCO, e abriu novas perspetivas para pensar o processo educativo. Nomeadamente em retirar da escola o pilar basilar do ensino e aprendizagem.

Neste contexto, o documento estrutura-se em torno de dois grandes eixos inovadores: a ideia de aprendizagem ao longo da vida e de cidades educativas e inclusivas, independentemente da idade. Na base destes eixos está o pressuposto biológico e filosófico de que o Homem é um ser inacabado, com implicações incomensuráveis para a educação exigindo ao ser humano, para sobreviver e evoluir, uma aprendizagem constante, em todas as idades e na multiplicidade de situações e circunstâncias da vida diária, retirando à instituição escolar o monopólio da Educação e transferindo essa responsabilidade para toda a sociedade.

A aprendizagem ao longo da vida refere-se a todas as atividades de aprendizagem intencional ou não, desenvolvidas ao longo da vida, em contextos formais, não-formais ou informais, com o objetivo de adquirir, desenvolver ou melhorar conhecimentos, aptidões e competências, numa perspetiva pessoal, cívica, social e/ou profissional, enquanto processo autorregulador e adaptativo, essencial para o desenvolvimento pessoal que inclui a saúde e bem-estar e a vida social e comunitária.

A aprendizagem ao longo da vida é fundamental para a construção de sociedades em que o conhecimento é partilhado por todos e visto como um bem público comum, que possibilita aos indivíduos a aquisição de recursos para uma participação ativa no meio onde estão inseridos, promovendo comunidades mais participativas e progressivamente mais desenvolvidas.

Possibilitando o constante desenvolvimento dos indivíduos, que ocorre através da comunicação e interação, sendo que este estabelecimento de relações humanas, torna-nos seres ensinantes e aprendentes, ou seja, qualquer individuo, independentemente da idade tem capacidades de ensinar e aprender.

Em 1996, a UNESCO apresentou o livro de Jacques Delors designado de “Educação: um tesouro a descobrir para o séc. XXI”. E descreve os quatro pilares da aprendizagem ao longo da vida, que são: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Baseado na ideia de que a aprendizagem deve assumir-se como um fator de coesão, procurando ter em conta a diversidade dos indivíduos e das comunidades, este livro propôs a organização da educação em torno destes quatro pilares fundamentais “que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento”.

Juntos, estes pilares traduzem uma conceção de aprendizagem e do processo educativo mais ajustada ao período contemporâneo, porque o foco já não é apenas a aquisição do conhecimento e a sua mobilização no sentido do saber fazer, valorizando-se também a dimensão do desenvolvimento pessoal e social e a dimensão do aprender a conhecer num contexto de mudança permanente, sendo essenciais para o crescimento e desenvolvimento humano, ou seja, caracterizam e essência da pessoa.

Referências: 

European Commission. (2019). Key competences for lifelong learning, Publications Office. Bruxelles. https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540 

European Commision. (2021). The 2021 ageing report - Publications Office of the EU 2021. Bruxelles. doi:10.2765/84455 

UNESCO (1996). Learning: the treasure within; report to UNESCO of the International Commission on Education for the Twenty-first Century (highlights) - UNESCO Digital Library. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590 

UNESCO. (2022). 5th global report on adult learning and education. Citizenship education: Empowering adults for change. UNESCO Institute for Lifelong Learning. Hamburg: UIL. 

Autor: 
Joana Bernardo - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
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