Campanha de vacinação arrancou sem que enfermeiros consigam registar doentes inoculados
Em causa, de acordo com este dirigente do Sindicato dos Enfermeiros – SE, “o sistema deveria servir para fazer as convocatórias dos doentes, para registar as doses já administradas e os doentes inoculados quer com a vacina da Gripe, quer com a vacina da COVID-19”. Embora os secretários técnicos das Unidades de Saúde Familiar e os enfermeiros tivessem o devido acesso ao programa, a verdade é que “o acesso propriamente dito não era possível, existindo inúmeras dificuldades nos registos que temos de fazer a propósito da campanha de vacinação”.
As falhas registadas obrigaram os profissionais de enfermagem a adotar medidas alternativas para que fiquem registados todos os dados e se evitem duplicação de convocatórias ou até mesmo de inoculações. De acordo com Rui Cardeira, “os secretários técnicos e os enfermeiros fazem o registo no SClínico normal e a expectativa é de que, ao fim de alguns dias, estes dados sejam carregados para o programa central, para que tudo fique devidamente registado”.
Com um aumento da procura dos doentes pelos Centros de Saúde, Rui Cardeira, admite algumas falhas no volume de vacinas para a COVID-19, mas que “rapidamente vão ser superadas, segundo as informações que nos foram transmitidas aquando do pedido de reforço de doses”. “Ao invés do que sucedeu em campanhas anteriores, temos de admitir que, este ano, o número de vacinas disponibilizadas para os centros de Saúde é o adequado”, acrescenta Rui Cardeira. Mesmo perante um aumento da procura por parte dos utentes. “Temos muitos utentes que nos questionaram previamente se íamos dar a vacina da gripe e da COVID-19 e que, perante a nossa resposta positiva, começaram eles próprios a pedir o agendamento da sua inoculação”, algo que o dirigente do SE considera muito positivo.
“Hoje ainda não tive oportunidade de confirmar, mas esperamos que os problemas de acesso ao SClínico central sejam rapidamente solucionados, para agilizar a campanha de vacinação”, frisa Rui Cardeira.