Oman International Hospital

Recém-diplomados da ESTeSC-IPC iniciam mobilidade profissional

Quatro recém-diplomados, dos cursos de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), Dietética e Nutrição (DN), Imagem Médica e Radioterapia (IMR) e Saúde Ambiental (SA), ministrados na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), vão já na próxima semana de setembro, iniciar uma mobilidade profissional no Oman International Hospital (OIH), em Omã, ao abrigo de um protocolo celebrado entre a ESTeSC-IPC e a Idealmed Global Healthcare Services (IGHS), responsável por aquela unidade de saúde.

O acordo estabelecido entre a ESTeSC-IPC e o IGHS, em fevereiro de 2023, tem vindo a proporcionar aos diplomados da ESTeSC oportunidades únicas e de sucesso. Ao longo dos próximos três meses, Ana Pinheiro (DN), Ana Catarina Vitorino (SA), Frederico Simões (IMR) e Salvador Mota (CBL) terão a oportunidade de vivenciar uma experiência profissional, em contexto real de trabalho, num hospital equipado com a mais moderna tecnologia. Viajam com uma bolsa atribuída pelo programa Erasmus+, para diplomados, e contam com o apoio local do Oman International Hospital.

Para o Presidente da ESTeSC-IPC, esta continua a ser uma “oportunidade única e com um enorme potencial” para que os diplomados da ESTeSC-IPC desenvolvam as competências adquiridas durante a licenciatura, criando oportunidades de networking, numa “unidade de saúde de excelência, quer ao nível de recursos tecnológicos, quer ao nível de recursos humanos”. Graciano Paulo salienta, ainda, a importância deste protocolo para a escola, sobretudo pelas experiências que irá permitir aos nossos diplomados, agora com a responsabilidade acrescida de serem os “embaixadores de uma escola de referência”.

Os recém-diplomados da ESTeSC-IPC, consideram que a realização deste estágio, e a parceria entre a Escola e o IGHS, ajudou a concretizar um sonho, criando novas perspetivas profissionais e pessoais. “Esta oportunidade, proporcionada pela ESTeSC, vai permitir-me vivenciar uma experiência única, tanto a nível profissional, quanto pessoal”, afirma Ana Catarina Vitorino, diplomada em Saúde Ambiental, assumindo que se sente “preparada para estar inserida num ambiente multidisciplinar”.

Ana Pinheiro, diplomada em Dietética e Nutrição, considera que o estágio lhe proporcionará a possibilidade de “obter uma visão enriquecedora sobre os cuidados de saúde e a nutrição em Omã”. Já Salvador Mota, diplomado em Ciências Biomédicas Laboratoriais, deixa algumas expetativas em aberto para o futuro, declarando estar “a contar que seja uma experiência rica que me irá impulsionar para um futuro melhor”.

Para Frederico Simões, diplomado em Imagem Médica e Radioterapia, o estágio em Omã significa o “início de uma etapa pós-licenciatura” onde as suas capacidades vão ser desafiadas e os conhecimentos colocados à prova, naquele que diz ser o “início do meu caminho profissional internacional”.

A promoção, e o acolhimento, destes estágios reforça a ligação entre a ESTeSC-IPC e o IGHS, e reitera o reconhecimento de ambas as instituições como instituições de referência e excelência nas áreas do ensino e da saúde.

Fonte: 
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.