GSK e Flagship Pioneering estabelecem parceria para descobrir novos medicamentos e vacinas
Inicialmente, as duas organizações vão financiar até 150 milhões de dólares para apoiar uma fase de exploração destinada a identificar os ativos mais promissores, para posterior desenvolvimento com as empresas da plataforma biológica da Flagship. A partir desta pesquisa, a colaboração tem como objetivo identificar uma carteira de até 10 novos medicamentos e vacinas a ser objeto de uma opção exclusiva da GSK para posterior desenvolvimento clínico. Nos termos do acordo, a Flagship e as suas empresas poderão receber até 720 milhões de dólares da GSK para desenvolvimento e marcos comerciais, bem como o financiamento pré-clínico e royalties, por cada programa adquirido.
“Juntamente com a Flagship, vamos utilizar a ciência e tecnologia para oferecer a melhor inovação do setor a um ritmo acelerado. Estamos ansiosos por colaborar com a equipa dinâmica da Flagship e com o seu ecossistema de empresas de bioplataforma, para acelerar ainda mais a nossa linha de produtos e descobrir medicamentos e vacinas que mudem a realidade dos doentes”, afirma Tony Wood, Diretor Científico da GSK.
“A Flagship e a GSK têm o objetivo comum de oferecer medicamentos inovadores aos doentes. Esta colaboração é o exemplo mais recente do modelo de Parceria da Cadeia de Fornecimento de Inovação da Flagship, que foi concebido para gerar medicamentos transformadores em conjunto com os nossos parceiros, aproveitando o nosso ecossistema de bioplataforma para criar uma fonte sustentável de tratamentos para doentes com as maiores necessidades não satisfeitas”, defende Paul Biondi, Sócio Geral da Flagship Pioneering e Presidente da Pioneering Medicines.