NOVA Medical School e Novo Nordisk criam bolsa para “Formação Avançada em Obesidade”
A obesidade é uma epidemia global que, em Portugal, é reconhecida como doença desde 2004. O excesso de peso, que inclui a pré-obesidade e a obesidade, atinge 67,6% da população adulta portuguesa e a obesidade apresenta uma prevalência de 28,7%.
A obesidade é uma doença crónica e progressiva, de base neurobiológica, que resulta da complexa interação entre a suscetibilidade genética individual e fatores ambientais, psicossociais e comportamentais. Tem consequências importantes em termos de perda de qualidade de vida e está relacionada com mais de 200 doenças, incluindo diabetes mellitus tipo 2, doença cardiovascular, várias formas de cancro, patologia osteoarticular, entre outras.
A “Formação Avançada em Obesidade: da Fisiopatologia ao Tratamento” aborda os vários aspetos da fisiopatologia da doença e das suas comorbilidades, bem como os vários níveis de intervenção disponíveis para o tratamento da obesidade, tendo como objetivo capacitar os profissionais de saúde para tratar eficazmente e de acordo com a mais recente evidência científica as pessoas que vivem com a doença. O curso é coordenado pelo Prof. Doutor José Silva Nunes e terá a duração de 60 horas, divididas em 16 sessões, com um total de 8 ECTS, que decorrerão entre 20 de setembro e 14 de dezembro de 2024, em formato online.
A bolsa atribuída pela NOVA Medical School em parceria com a Novo Nordisk destina-se a médicos especialistas em Endocrinologia, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar ou Cirurgia Geral, que exerçam atividade clínica e que cumpram os requisitos de assiduidade e aproveitamento. Para se candidatarem, os interessados devem fazer a sua inscrição no site da NOVA Medical School até ao dia 10 de setembro de 2024.
Informação adicional sobre a formação e o regulamento da bolsa de formação da NOVA Medical School criada em parceria com a Novo Nordisk pode ser consultada aqui.
A par desta iniciativa, a NOVA Medical School e a Novo Nordisk têm vindo a colaborar nos últimos anos em diversos projetos que se destinam a melhorar a saúde em Portugal.