Comunidade do Politécnico de Coimbra recolhe resíduos nas margens do Rio Mondego
Dinamizada pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental e o Gabinete de Desporto, a iniciativa juntou cerca de 50 elementos da comunidade académica do IPC numa descida em Kayak e na limpeza das margens do Rio Mondego no percurso entre as localidades de Carvoeira, concelho de Penacova e Torres do Mondego, concelho de Coimbra.
Segundo Ana Ferreira, vice-presidente do IPC e responsável pelas áreas de Saúde Ocupacional e Ambiental e de Desporto, pretendeu-se “reforçar a responsabilidade social da instituição com a comunidade externa, dando o seu contributo para um rio e respetivas margens mais limpas, ao mesmo tempo que promove a saúde e o bem-estar da comunidade académica, através da adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, onde a atividade física e desportiva desempenham um papel fundamental”. No decorrer da atividade, foram recolhidos todo o tipo de resíduos, com uma ênfase para a forte presença de “beatas” de cigarros. Ainda assim, há uma nota positiva a reter em relação à atividade realizada no ano passado, uma vez que a quantidade de resíduos encontrada foi menor.
Esta ação de voluntariado e de atividade desportiva foi realizada no âmbito do Projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável” que tem como principal objetivo a adoção de medidas estratégicas sustentáveis em toda a Instituição com vista à mudança de comportamentos e dos Programas Eco Escolas e EcoCampus, que têm sido desenvolvidos nas escolas e institutos do Politécnico de Coimbra, promovendo um conjunto de atividades dentro da Instituição, mas também fora de portas com a comunidade externa.