Acordo assinado entre Associação Ensinar Saúde Norte e Hospital Baptista de Sousa

Seis médicos e enfermeiros de Cabo Verde fazem formação especializada em hospitais do Norte de Portugal

A Associação Ensinar Saúde Norte e o Hospital Baptista de Sousa, de Cabo Verde, assinaram, esta segunda-feira, 8 de julho, um acordo para que quatro médicos e dois enfermeiros desta unidade façam formação especializada em ambiente hospitalar em Portugal.

Esta ação decorrerá a partir de setembro e integra-se no projeto PALOP EXPERTSAÚDE, que teve início já este ano e que, até outubro de 2026, pretende dar formação hospitalar especializada de três meses a 90 profissionais de saúde de Angola, Cabo Verde e Moçambique. No total, são 40 médicos, 40 enfermeiros e 10 técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Os primeiros participantes, vindos do Hospital Materno Infantil Manuel Pedro Azancot de Menezes, em Angola, iniciaram já a sua formação no segundo trimestre de 2024.

A assinatura do acordo com o Hospital Baptista de Sousa decorreu, esta segunda-feira, 8 de julho, no Hospital Central da Trofa Saúde-Bonfim, em Vila do Conde, com a presença da Presidente do Conselho de Administração daquela unidade localizada no Mindelo, em Cabo Verde. “O projeto PALOP EXPERTSAÚDE enquadra um dos pilares estratégicos do Hospital Batista de Sousa: formação contínua e treinamento de especialistas com enfoque em médicos e enfermeiros. Os clínicos necessitam de atualizações permanentes, pois trata-se de uma área com atualizações constantes, no sentido da prestação clínica”, referiu Helena Rebelo Rodrigues.

Susana Sá, gestora executiva do PALOP EXPERTSAÚDE, sublinhou que este programa “pretende contribuir para a melhoria das condições, respostas e acesso em saúde da população Angolana, Cabo Verdiana e Moçambicana, através da capacitação e certificação dos profissionais de saúde ao longo de 500 horas, sempre com a presença de tutores.”

Fonte: 
Associação Ensinar Saúde Norte
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Ensinar Saúde Norte