Ispa atribui Doutoramento Honoris Causa a Maria Belo
Militante socialista desde 1979, Maria Belo foi responsável pelo projeto de lei de despenalização do aborto em Portugal, aprovado pelo parlamento em 1984. Foi também fundadora da 1a Loja Portuguesa de Maçonaria Feminina e Grã-Mestre da Grande Loja Feminina de Portugal. Licenciou-se, com distinção, em 1964, na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica. Psicanalista desde 1965, Maria Belo foi docente em instituições prestigiadas e fundou o Centro Português de Psicanálise e a Fondation Européenne pour la Psychanalyse.
Maria de Jesus Andrade Belo recebe agora a mais elevada distinção académica, proposta pelo Professor José H. Ornelas, do Ispa: “Maria Belo tem tido um papel relevante na Psicologia, no movimento das mulheres e na intervenção política nacional e europeia. Tem um percurso de reflexão crítica sobre a prática em Psicologia, protagonizando mudanças significativas na intervenção individual e na construção de novas abordagens relevantes para a compreensão dos fenómenos sociais contemporâneos.”
Maria Belo recebe o título honorífico de Doutora Honoris Causa esta quarta-feira, dia 10 de julho, às 11 horas, no auditório Armando de Castro, do Ispa – Instituto Universitário. A distinção é concedida a personalidades que se tenham destacado pela sua reputação, mérito ou ação na sociedade.