O Papel da Psicomotricidade na Saúde Mental
A psicomotricidade pode ser aplicada em qualquer idade, conseguindo alcançar melhorias bastante significativas. Neste caso, desenvolvo o meu trabalho na RECOVERY IPSS, na Unidade Paul Adam Mckay, onde o objetivo é promover as competências sociais, manter uma qualidade de vida estável, como reduzir a discriminação e conseguir que se os utilizadores sintam incluídos na sociedade.
Ao aplicar a psicomotricidade em adultos com doença mental (depressão, esquizofrenia, bipolaridade), atuo de forma terapêutica para ajudar a corrigir alterações a nível mental, emocional ou físico, atendendo às necessidades específicas de cada um, como o equilíbrio, postura, motricidade fina e grossa. Esta abordagem terapêutica personalizada permite, não apenas, a reabilitação física, mas também a melhoria emocional e social, promovendo um impacto positivo na vida desses adultos.
Perante a minha intervenção terapêutica nestes adultos, tenho observado melhorias notáveis na autoestima, no stress e na interação social entre o grupo. A abordagem psicomotora perante estudos observados é uma ferramenta terapêutica capaz de realizar uma recuperação gradual em adultos com doença mental.