Para 93% dos homens a Menopausa não é um tema exclusivo da mulher
Só em Portugal, cerca de um milhão e duzentas mil mulheres passam atualmente por este processo. Porém, os resultados da nova pesquisa agora lançada pela Médis, que inquiriu 300 homens que convivem com mulheres em processo de Menopausa, refutam a ideia de que este seja um tema exclusivo da esfera feminina. 93% dos participantes consideram-na um assunto que diz respeito a toda a família, ou seja, apenas 7% dos homens vê este como um tema exclusivo das mulheres. Para 39% dos inquiridos, a Menopausa afeta bastante e/ou muito a vida do casal e da família próxima, ou seja, haverá quase meio milhão de famílias em Portugal a sofrerem bastante e/ou muito com o sofrimento destas mulheres. 29% dos inquiridos diz-se, também, bastante afetado enquanto marido e/ou parceiro, sendo que para 52% domina o sentimento da incapacidade de ajudar.
Neste estudo fica claro como a Menopausa não passa, de todo, despercebida aos homens. 79% da amostra soube reconhecer, nas mulheres e/ou parceiras, os sintomas relacionados com a Menopausa e apenas 13% dizem não falar do tema em casal. Contudo, 30% diz não saber como lidar com o tema e 24% sente necessidade de maior informação. 75% sabe que poderia ter uma influência enorme na decisão da parceira em fazer ajustes no seu estilo de vida, procurar soluções e/ou tratamento. Tendo em conta estes dados, concluímos que os homens sabem que podem ter uma influência muito positiva, mas não sabem como fazê-lo, o que deixa as mulheres mais sozinhas e com menos apoio nesta fase das suas vidas.
“Já sabíamos, pelos estudos anteriores que fizemos sobre a Menopausa, que 52% das mulheres se sentem impreparadas para lidar com o processo. Percebemos, neste estudo, que este sentimento tem, nos homens, um paralelo de igual valor. Apesar dessa impreparação assumida em 54% dos inquiridos, apenas 5% afirma, sobre a menopausa, que é um tema com o qual não tem de lidar. Esta é, em nossa opinião, a prova de que este é tema social, um tema que está longe de ser exclusivo das mulheres. Claro que ouvi-las, de forma continuada, é essencial. Contudo, tendo garantido isso nos estudos já lançados, sentimos que é hora de incluir os homens nesta conversa. Como maridos, companheiros, amigos ou filhos, a Menopausa também é deles, na medida em que também com ela (con)vivem. Incluindo-os, tornamo-los aliados na forma como, em sociedade, lidamos com o tema”, afirma Maria do Carmo Silveira, Responsável de Orquestração Estratégica do Ecossistema de Saúde do Grupo Ageas Portugal.
Outro dado determinante evidenciado pelo estudo agora lançado, é que, aos olhos dos homens, a avaliação do sofrimento das mulheres com a Menopausa é quase 30% superior à delas próprias. Tal, corrobora a conclusão – evidenciada nos estudos de 2022 e de 2024 - que as mulheres tendem a normalizar e desvalorizar o seu sofrimento na menopausa. Reforça, também a tese, defendida pelo estudo, da necessidade de maior inclusividade neste tema.