ULS São José realizou primeira cirurgia a laser à próstata em ambulatório do país
De acordo com a ULS de São José, depois de, em novembro de 2022, se ter tornado a primeira instituição de saúde do país a realizar esta cirurgia a laser de forma regular, foi agora novamente pioneira ao realizar a técnica HoLEP em regime de ambulatório. A cirurgia foi realizada por Pedro Baltazar, cirurgião principal e coordenador do projeto de HoLEP em ambulatório, e por Ana Meireles, cirurgiã ajudante.
A técnica permite operar doentes através da uretra, por via endoscópica e sem cortes, independentemente do volume prostático, em alternativa ao método clássico, que consiste numa incisão abdominal.
Segundo o diretor do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Urologia, a HoLEP em ambulatório representa um avanço significativo em comparação com o método clássico, que exigia internamentos de três a cinco dias. Com esta opção terapêutica, os pacientes podem ser tratados sem necessidade de internamento ou com um período reduzido de um a dois dias, beneficiando de menor morbilidade e uma recuperação mais rápida e com menores riscos.