Lusíadas Saúde prestou assistência a mais de 660 pessoas no primeiro fim de semana do Rock in Rio Lisboa
Da saúde física à saúde mental, a estreita colaboração do grupo de saúde com os parceiros de segurança do evento garantiu uma resposta ágil, eficaz e totalmente integrada às necessidades dos festivaleiros.
Durante o primeiro fim de semana do festival, as cefaleias (relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação), as feridas (decorrentes de quedas e calçado desadequado ao recinto) e as lesões osteoarticulares foram as ocorrências físicas diagnosticadas com maior frequência. Paralelamente, o serviço médico da Lusíadas Saúde proporcionou um apoio psicológico dedicado e personalizado junto dos festivaleiros que deste necessitaram, assegurando um ambiente tranquilo e seguro para todos.
Complementarmente, a Lusíadas Saúde distribuiu 10 mil pulseiras com o número de urgência médica, facilitando a deslocação imediata dos carros de apoio e/ou ambulâncias, que estiveram estrategicamente posicionados no recinto e responderam às necessidades do público.
O Hospital do Rock integra uma unidade clínica outdoor constituída por 12 equipas distribuídas pelo recinto – oito equipas de suporte básico de vida e quatro dedicadas ao suporte avançado de vida. Além disso, conta com infraestruturas de assistência fixas, incluindo um centro médico com gabinete de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia; um posto de saúde localizado atrás do palco principal que presta assistência a situações clínicas menos complexas.
A equipa de coordenação, mantendo-se a mesma das edições anteriores, ofereceu um elevado nível de organização e resposta, assegurando uma assistência médica rápida e eficaz aos festivaleiros no Parque Tejo. Esta equipa é composta por três profissionais do Grupo Lusíadas Saúde, uma médica e dois enfermeiros: Dr.ª Sofia Lourenço, Enf.º Rui Dias e Enf.º Bruno Matos.
“Os primeiros dois dias do evento decorreram com tranquilidade. Embora as ocorrências registadas, na sua grande maioria, não tenham sido consideradas graves, é importante reforçar algumas dicas básicas de prevenção e preparação para o próximo fim de semana. Por exemplo, prestar atenção aos cuidados de hidratação e proteção solar, bem como à utilização de vestuário e calçado adequados”, refere Rui Dias, enfermeiro coordenador do Rock In Rio e do Internamento Médico-Cirúrgico do Hospital Lusíadas Lisboa.