Otimização da gestão da força de trabalho

Gestão hospitalar das ULS nacionais é feita pela SISQUAL® WFM

A SISQUAL® WFM é agora a responsável pela gestão hospitalar das Unidades Locais de Saúde (ULS) nacionais – uma integração que enfrentou vários desafios significativos nos hospitais, especialmente no contexto do projeto de integração dos colaboradores maioritariamente provenientes dos ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde) nos Centros Hospitalares e na criação das ULS.

Com esta alteração, as ULS poderão agora partilhar recursos com os extintos ACES de forma dinâmica, otimizando assim a gestão da força de trabalho e aumentando a produtividade e a capacidade de resposta. Este processo exigiu uma cuidadosa coordenação e ajustes contínuos para garantir uma transição suave e eficiente para todas as partes envolvidas.

Segundo Pedro Cabral, COO da SISQUAL® WFM, “uma das principais dificuldades foi a gestão da mudança, que teve impacto não apenas na componente tecnológica, mas também na comportamental e na adaptação a novos processos, regras e formas de trabalho. A SISQUAL WFM desempenhou um papel fundamental na planificação dessa mudança, garantindo, por meio da sua plataforma de Gestão de Força de Trabalho, a integração de uma grande quantidade de equipas novas nas ULS recém-criadas, com um movimento de mais de 20 mil pessoas”.

Esta aposta na ferramenta da SISQUAL® WFM representa um passo significativo no aprimoramento dos processos no ambiente hospitalar em Portugal, que consequentemente contribuirá para o aumento da segurança dos pacientes e simultaneamente a qualidade de vida dos colaboradores nas Unidades de Saúde Locais de todo o país.

O processo de implementação do sistema SISQUAL® WFM nas ULS contou com três fases distintas. 

Primeiro, foi realizado o planeamento de acordo com as orientações dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e respetiva integração com o sistema de informação RHV – Recursos Humanos e Vencimentos, sendo depois definido o plano de migração de recursos humanos, avaliação e mitigação de riscos, redefinição da segurança, acessos e comunicações dentro da RIS (Rede informática da Saúde), assim como a readaptação de todos os sistemas de registo de ponto adaptada à nova organização hospitalar.

A SISQUAL® WFM apoiou também a integração automática dos novos recursos na sua ferramenta, com reconfiguração de novos centros de custo, alteração da árvore hierárquica do sistema, reconversão dos novos números mecanográficos, atribuição de legislações, horários e associação aos respetivos quadros, carregamento de saldos e inicialização de férias. 

Ainda a decorrer, está a formação e apoio na exportação salarial com integração com o RHV da SPMS. Até ao momento foram feitos dois meses de exportação com sucesso, que não seriam possíveis sem o total empenho das equipas de Recursos Humanos das ULS e respetivas Direções no seu permanente apoio e disponibilidade para o desenvolvimento e sucesso deste projeto.

Fonte: 
SISQUAL® WFM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay