No Dia Mundial da Criança

“Diana e a Dermatite Atópica” vão estar na KidZania para ajudar a desmistificar a condição

No próximo dia 1 de junho, a Sanofi, em parceria com a Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticas, estará presente na KidZania, para dar a conhecer as histórias da Diana e do seu amigo A6/11, que embarcam nas mais variadas aventuras para explicar o que é a Dermatite Atópica (DA) e sensibilizar para a necessidade de acolher as crianças que sofrem desta condição.

Ao longo da manhã do Dia da Criança, no teatro da KidZania, vão ser transmitidos os vídeos do projeto “Diana e a Dermatite Atópica”. Para complementar, os mais novos vão ter a oportunidade de saber mais sobre esta condição, através de sessões de leitura e livros para colorir. No final, serão oferecidos livros da coleção que podem ser levados para casa.  

A Dermatite Atópica (DA) é, muitas vezes, uma condição estigmatizante. Para uma criança com esta condição, a aparência da pele afetada pode levar ao seu isolamento social, além de ser doloroso fisicamente, devido ao prurido intenso que pode originar feridas. Por sua vez, as outras crianças podem recear o contágio, desconhecendo que esta é uma doença inflamatória crónica da pele, que não pode ser transmitida de pessoa para pessoa.  

Segundo um estudo publicado no Jornal da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, estima-se que, em Portugal, existam, aproximadamente, 1.900 crianças, entre os 6 meses de idade e os 5 anos, com DA grave e não controlada. Este número sobe para 18.333, na faixa etária entre os 12 e os 17 anos.

Estes números são particularmente impactantes quando, o mesmo estudo, nos diz que, de forma transversal a todas as faixas etárias, a DA moderada a grave afeta a qualidade de vida dos doentes de forma significativa, sendo que 34% reportam perturbações de sono, 33% ansiedade, 27% dificuldades em tomar banho, 19% dificuldades em vestir-se e despir-se e 5,2% depressão.

Tendo em conta esta realidade e a necessidade de aumentar o conhecimento da população para a DA e o seu impacto, a Sanofi tem investido em promover o seu programa de literacia, dirigido a pais e professores, com o apoio da  ADERMAP - Associação Dermatite Atópica Portugal e da Direção-Geral da Educação. Desde a sua criação, este programa já chegou a mais de 120 escolas de norte a sul do pais, incluindo ilhas, contando com mais de 35.000 livros distribuídos.

Sobre esta parceria, Luís Lourenço, Presidente da Direção Regional do Sul e Regiões Autónomas  da Ordem dos Farmacêuticos garante que “Espelha o compromisso da Ordem dos Farmacêuticos em capacitar os jovens, desde cedo, com conhecimentos que influenciem positivamente as suas decisões e comportamentos em relação à saúde.”

Por sua vez, Francisco Rocha Gonçalves, Head of Acess, Public Affairs & Trade da Sanofi, declara que esta iniciativa é uma aposta de futuro, uma vez que “Apostar em literacia em saúde desde a infância é fundamental, pois crianças informadas vão transformar-se em adultos mais saudáveis e conscientes, capazes de tomar decisões informadas, seja para o seu próprio bem-estar como da comunidade onde se inserem.”

Para conhecer mais sobre o projeto “Diana e a Dermatite Atópica” pode visitar a plataforma online tudosobreadermatiteatopica.pt.

 
Fonte: 
Sanofi Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sanofi Portugal