Crianças de todo o mundo assinalam o 3º aniversário da iniciativa Fast Heroes com videoclipe ‘Dança pela Vida’
Com a participação de crianças provenientes de mais de 20 países, o videoclipe mostra-as a dançar ao som da canção da iniciativa, mostrando orgulhosamente o que aprenderam e que poderá ajudá-los a salvar vidas.
“Apesar da prevalência do AVC, a investigação mostra que este é um tema sobre o qual ninguém quer falar. Esta situação faz com que educar a nossa geração de baby boomers [pessoas nascidas entre 1945 e 1964], que corre maior risco de vir a sofrer um AVC, seja um grande desafio”, afirma Jan Van Der Merwe, da Angels Initiative, que lidera a campanha FAST Heroes. “Mas com quem é que este grupo etário interage muito? Os seus netos. E devido à ligação especial que existe, é mais provável que recebam mensagens positivas através deles. Por isso, procurámos tirar partido desta relação para causar um impacto positivo. Juntos podemos salvar o mundo, um avô de cada vez", remata.
A campanha com a temática dos super-heróis educa as crianças relativamente aos três principais sinais de AVC: um lado da face que subitamente começa a descair, um braço que de repente fica sem força e uma boca de deixa de conseguir articular palavras. Além disto, alerta para a importância de chamar imediatamente uma ambulância através do 112.
"Um em cada quatro de nós terá um AVC durante a sua vida, pelo que se trata de uma questão importante que afeta a população. A nível mundial, o AVC é a segunda principal causa de morte e a terceira principal causa de incapacidade. Felizmente, pode ser tratado de forma eficaz, mas apenas se o doente tiver uma rápida assistência. O desafio é que a maioria das pessoas que sofrem um AVC não se apercebem de que estão a ter um até ser demasiado tarde", afirma Sheila Martins, Professora de Neurologia e Presidente da Organização Mundial do AVC.
A iniciativa Fast Heroes utiliza as crianças como catalisadores para ajudar a aumentar a literacia sobre o AVC, tirando partido do seu entusiasmo pela aprendizagem e partilha. As crianças são ensinadas na escola e têm a missão de partilhar o que aprenderam com as suas famílias, especialmente com os avós.
Algumas celebridades também apoiaram a iniciativa e deram o seu contributo no videoclipe, como o ator nomeado para um Óscar Sir Jonathan Pryce, o apresentador de televisão e YouTuber Joe Tasker e o radialista Chris Tarrant, ele próprio um sobrevivente de AVC.
Para ver o vídeo e saber mais sobre os Heróis FAST, visite fastheroes.com.