18 de abril

Católica debate a responsabilidade dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem perante a(s) Vulnerabilidade(s) no Cuidar

Qual o olhar dos Enfermeiros Especialistas perante a(s) vulnerabilidade(s) da pessoa em qualquer etapa do ciclo de vida, da família, ou da comunidade? Que contributo podem dar os enfermeiros especialistas na satisfação das necessidades das pessoas e dos grupos vulneráveis? A resposta a estas e a outras questões vai ser dada no Fórum das Especialidades de Enfermagem, no âmbito do Mestrado em Enfermagem, um evento que se realiza a 18 de abril e que é organizado pela Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa.

“Anualmente organizamos o Fórum das Especialidades de Enfermagem para potenciar o diálogo e reflexão sobre temas da atualidade,” refere Constança Festas, coordenadora da organização do Fórum, acrescentando “este ano consideramos essencial analisar e refletir sobre a perspetiva dos Enfermeiros Especialistas acerca da(s) vulnerabilidade(s) e do seu contributo para a satisfação das necessidades das pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade.”

Compreendendo uma conferência inaugural, quatro painéis e uma sessão final de projetos sobre o tema do evento, o VII Fórum das Especialidades de Enfermagem, realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem, vai permitir identificar os contributos de cada especialidade de Enfermagem – Comunitária, Saúde Infantil e Pediátrica, Médico-Cirúrgica – para corresponder às necessidades das pessoas e dos grupos vulneráveis. “Através de apresentações de académicos, de enfermeiros especialistas e de estudantes do Mestrado em Enfermagem procuramos identificar os contributos dos enfermeiros especialistas para a satisfação das necessidades das pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade,” conclui.

O VII Fórum das Especialidades de Enfermagem realiza-se no dia 18 de abril, a partir das 9h00, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A entrada é livre mediante inscrição prévia.

 
Fonte: 
Universidade Católica Portuguesa no Porto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade Católica Portuguesa no Porto