Com atividades planeadas ao longo de todo o mês de abril

ESSATLA e freguesia de Barcarena assinalam o Mês da Saúde

Abril é o Mês da Saúde e, este ano, a ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica volta a unir-se à Freguesia de Barcarena, em Oeiras, para a promoção da saúde e do bem-estar, através do desenvolvimento de uma série de atividades em diferentes locais. A segunda edição da iniciativa arranca a 4 de abril e conta com diversos momentos gratuitos, como workshops, aulas abertas e rastreios, assim como uma caminhada solidária. O Mês da Saúde e Bem-Estar de Barcarena pretende ser uma oportunidade de aproximar a comunidade local, procurando sensibilizar e educar a população para um estilo de vida saudável.

O Mês da Saúde arranca na Academia Sénior de Valejas, nesta quinta-feira, às 14h00, com uma sessão educativa sobre Suporte Básico de Vida (SBV), inserida no projeto “Mãos no Coração” da ESSATLA. O momento vai dotar os participantes de conhecimentos e técnicas, tornando-os capazes de realizar as ações principais de SBV: compressões torácicas e ventilações. Já no dia 8 de abril, a ESSATLA vai abordar “A importância da postura em contexto escolar”, numa sessão de educação para a saúde organizada para os alunos da EB1 Santo António de Tercena, a partir das 14h00.

A menopausa será também um dos assuntos abordados no Mês da Saúde de Barcarena, numa sessão que se realiza no dia 11 de abril, com o tema “Impacto da severidade dos sintomas da menopausa na dor musculoesquelética”. O momento vai decorrer no Grupo Recreativo de Tercena, a partir das 16h00, e tem como objetivo refletir sobre questões como a influência hormonal nas dores musculares e articulares, analisando o impacto destes sintomas no quotidiano das mulheres durante a menopausa. A segunda semana de abril inicia-se com uma sessão de “Mindfulness - Atenção Plena como fonte de bem-estar", que será ministrada às 14h00, na EB1 Santo António de Tercena, procurando sensibilizar os alunos para estes temas.

À semelhança do ano anterior, a 20 de abril acontece a caminhada solidária organizada pela Sociedade de Educação e Recreio "Os Unidos de Leceia" e a ESSATLA, que, este ano, fazem um convite especial às pessoas com Doença de Parkinson. Com o Dia Mundial de Consciencialização da Doença de Parkinson a assinalar-se também em abril (dia 11), a atividade tem como objetivo sensibilizar a população para esta patologia neurológica degenerativa e progressiva do sistema nervoso central, que afeta um por cento da população mundial acima dos 65 anos. A caminhada apresenta um percurso de cerca de seis quilómetros, com ponto de encontro na SERUL, Leceia, às 09h30. A organização solicita aos participantes que contribuam com bens não perecíveis, que serão posteriormente distribuídos pela Comissão Social de Freguesia.

Para o dia 22 de abril, a Escola Superior de Saúde Atlântica tem preparada uma sessão de rastreios de nutrição, realizada pelos profissionais e alunos da instituição, no Centro Jovem de Queluz de Baixo. Finalmente, e após um mês de atividades para toda a comunidade local, o dia 30 de abril fica marcado por uma “Manhã em Saúde”, que integra uma abordagem ao tema “Saúde da Mulher”, assim como mais uma sessão de rastreios – desta vez, dedicados à identificação de possíveis disfunções da articulação temporomandibular. As atividades decorrem entre as 10h00 e as 11h30, no Centro Jovem de Queluz de Baixo. O workshop “Ikigai – Uma ideia para viver mais e melhor”, na Junta de Freguesia de Barcarena, encerra a iniciativa. Orientada pela ESSATLA, a sessão pretende introduzir à comunidade o conceito japonês, enquanto ferramenta de autoconhecimento. 

Fonte: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica