“Tertúlias na Biotecnologia” regressam à Escola Superior de Biotecnologia
“Anualmente organizamos as Tertúlias na Biotecnologia onde procuramos trazer a debate temas da atualidade que intrinsecamente estão interligados com as áreas para as quais formamos os nossos estudantes,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia.
“Da ciência da felicidade pública à sua prática: propostas para o campo da educação, num mergulho pela poesia da vida”, será o tema de conversa de Helena Marujo, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que se realiza a 11 de março, às 13h. Helena Marujo, doutorada em Psicologia, coordena a cátedra Unesco em Educação para a Paz Global Sustentável, e está envolvida, desde 2011, num inquérito internacional que tem procurado medir as esperanças de pessoas e povos. Na sua palestra irá abordar como a ciência da felicidade tem tentado conhecer a fundo a possibilidade de vivermos vidas com qualidade e elevação, perante a imprevisibilidade de tudo, bem como, no espaço complexo da educação - em alunos, docentes, atores escolares em geral - é possível e desejável viver vidas que valham a pena ser vividas.
Já a 20 de março, às 16h, a Escola Superior de Biotecnologia receberá Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde e professor da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, para falar dos “Desafios do Sistema de Saúde”, um tema necessário e de grande atualidade. Caberá a Bento Amaral, Wine inspiring executive da Humanwinety, a 17 de abril, às 16h, fechar o 13º Ciclo de Tertúlias na Biotecnologia, com o tema “Inclusão social no mercado de trabalho”. Uma temática que interessa a todos, trabalhadores ativos, estudantes e comunidade. Nesta sessão, o orador ira falar sobre a sua experiência pessoal na Humanwinety que promove a sustentabilidade social através da inclusão de pessoas pertencentes a grupos minoritários nos setores do vinho e da hotelaria.