Recomendações

Saúde da mama durante a menopausa

Atualizado: 
12/11/2024 - 14:53
Os riscos de desenvolver cancro da mama aumentam com a idade, especialmente após a menopausa. Cerca de 8 em cada 10 casos de cancro da mama ocorrem em mulheres com mais de 50 anos.

Stephanie Faubion, diretora do Centro de Saúde da Mulher da Mayo Clinic e diretora da Sociedade da Menopausa, afirma que é importante manter a saúde da mama. Isto inclui a realização de mamografias regulares. 

De acordo com a especialista, é, no entanto, comum registarem-se alterações nos seios durante a perimenopausa ou a menopausa. 

"Por vezes, temos aumentos nos níveis de estrogénio, o que pode causar alguma sensibilidade nos seios. No entanto, habitualmente, a mama tende a perder densidade na menopausa devido à perda de estrogénio", explica Faubion.

A médica afirma que algumas alterações dos seios relacionadas com a idade são normais e que os cuidados contínuos são essenciais.

"É importante lembrar-se de continuar a fazer rastreios do cancro da mama quando estiver na menopausa, da mesma forma que fazia antes da menopausa", explica, acrescentando  que é recomendado que os rastreios regulares do cancro da mama comecem aos 40 anos.

"Recomendamos a mamografia todos os anos. Há também mulheres com densidade mamária aumentada, pelo que recomendamos exames complementares para essas mulheres", acresenta a especialista, revelando que, nos Estados Unidos, metade das mulheres têm mamas densas. 

"É importante contactar a equipa médica para analisar as melhores opções de exames complementares se a paciente estiver nesta categoria", explica.

Reduza o risco de desenvolver cancro da mama e otimize a saúde da mama

Alguns fatores de risco para os cancros da mama e dos ovários, como a idade, o historial reprodutivo e a genética, como o historial familiar ou alterações no gene BRCA, não podem ser alterados. No entanto, a adoção de determinadas mudanças no estilo de vida pode ajudar a reduzir este risco.

Como reduzir o risco de desenvolver cancro da mama:

  • Manter um peso saudável.
  • Praticar exercício físico regularmente.
  • Limitar o consumo de álcool.

"Para garantir que a sua saúde mamária é preservada, fale com a sua equipa de saúde e informe-se sobre outras formas de reduzir os seus riscos. Também pode obter mais conselhos sobre a melhor altura para fazer o rastreio do cancro da mama", aconselha a especialista da Mayo Clinic.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik