"Entre os dias 23 e 26 de dezembro verificou-se uma elevada afluência de doentes aos Serviços de Urgência"

CHUC tem estado a suportar o encerramento dos servições de urgência de hospitais periféricos

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) tem estado a suportar o encerramento dos serviços de urgências de vários hospitais periféricos. "Esta capacidade de resposta deve-se ao desempenho e dedicação inexcedíveis dos seus profissionais de saúde e da colaboração das restantes unidades hospitalares", sublinha o centro hospitalar.

De acordo com a nota enviada, o CHUC ativou, no passado dia 11 de dezembro, o seu Plano de Contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno. Este plano envolve um conjunto de medidas escaláveis e dinâmicas, incluindo a abertura adicional de camas de agudos com o adequado aumento das equipas dedicadas.

"Anualmente, os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro são caracterizados pelo aumento da afluência aos serviços de urgência. Sabendo-se que este ano, estes dois dias decorrem na sequência de fins de semana prolongados, era expectável um incremento da procura dos serviços de urgência", revela em nota de imprensa. 

De forma a mitigar o previsível aumento de afluência, o CHUC tomou um conjunto de medidas adicionais de contingência, como a articulação com unidades dos cuidados de saúde primários com a disponibilização de consulta aberta nas regiões dos ACeS do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte, incluindo a cidade de Coimbra e a divulgação nos órgãos de comunicação social dos horários de funcionamento das consultas abertas nos centros de saúde 

Por outro lado, tem articulado com hospitais distritais para referenciação e retorno de doentes e reforçou o transporte de doentes, para retorno a outros hospitais e domicílios. 

Em conjunto com os Serviços Clínicos, desenvplveu esforços "para a promoção de uma gestão mais eficiente das altas nos serviços de internamento" e reforçou "o número de camas de agudos dedicadas ao Plano de Contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno". 

Em conjunto com a Equipa de Gestão de Altas (EGA) e Equipa Coordenadora Regional (ECR), tem procurado o encaminhamento mais célere para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

"Como esperado, entre os dias 23 e 26 de dezembro, verificou-se uma elevada afluência de doentes aos Serviços de Urgência do CHUC", revela. 

"Destaca-se que, apesar de o CHUC ter divulgado alternativas ao Serviço de Urgência, nomeadamente informação sobre o local e horário dos Centros de Saúde da região, verificou-se um aumento de doentes triados de menor gravidade, situações que seriam melhor atendidos — qualidade e celeridade, em outros pontos da rede do Serviço Nacional de Saúde", pode ler-se. 

O Conselho de Administração do CHUC mostra nesta nota "total empatia pelo esforço das equipas e demonstra total disponibilidade para, em conjunto com as equipas, encontrar as melhores e mais adequadas soluções para cada momento".

A alta prevalência de episódios de serviços de urgência inadequados diminui a satisfação do doente e reduz a qualidade do atendimento com tempos de espera e diagnósticos ou tratamentos tardios, e afeta negativamente os profissionais de saúde. "Face às circunstâncias atuais, importa recordar que devem ser seguidas as recomendações da Direção Geral da Saúde para as temperaturas frias, ser utilizada a linha saúde 24 e recorrer parcimoniosamente aos serviços de urgência."

 
Fonte: 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)
Nota: 
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