Vencedor da Bolsa José Nogueira da Rocha apresenta resultados do Projeto
De entre as 26 candidaturas recebidas, o projeto "Distribuição de roupa hospitalar: melhoria de processo" do Centro Hospitalar Tondela-Viseu foi o grande vencedor da iniciativa.
O prémio atribuído concretizou-se num Programa de Consultoria Especializada, desenvolvido pela empresa ERISING, que teve início em agosto e termina agora em dezembro.
O prémio foi desenhado para apoiar a resolução dos constrangimentos na distribuição de roupa hospitalar no CHTV, passando pelas fases de identificação do problema, diagnóstico, causas raiz e, por fim, o desenho do estado futuro e implementação.
A abordagem à melhoria do processo de distribuição de roupa hospitalar no CHTV passou por usar lógicas Lean que têm origem na indústria, tais como: o Kanban (requisição), o conceito de Supermercado (armazém de roupa) e o Mizusumachi (distribuidores e a suas rotas e rotinas).
De forma a tornar exequível a implementação destas metodologias em ambiente hospitalar, realizaram-se uma série de atividades:
1. Reorganização dos armários de roupa limpa nos vários serviços do CHTV, definindo-se os níveis mínimo e máximo de reposição, permitindo uma gestão visual intuitiva, ajustando os stocks às necessidades reais do serviço;
2. Adaptação da aplicação informática em uso no CHTV (GHAF), permitindo a criação e gestão de pedidos de roupa online (requisição / nota de encomenda);
3. Adaptação da produção da lavandaria ao sistema de Produção Pull (produz-se de acordo com as necessidades descritas na nota de encomenda);
4. Organização do espaço existente no armazém de roupa, criando uma rouparia com um layout que permite levar o carro ao longo das prateleiras fazendo o picking de acordo com a nota de encomenda dos serviços do CHTV;
5. Adaptação dos postos de trabalho na rouparia, quer no que se refere aos horários, quer à lógica de distribuição, definindo rotas e rotinas conciliando as necessidades dos serviços, a capacidade de utilização dos elevadores internos e a capacidade logística de transporte entre as unidades externas.
Apesar da implementação do projeto estar ainda em fase de maturação, os resultados preliminares evidenciam uma redução de 80% no número de reclamações (pedidos diários de roupa com urgência), redução do tráfego nos elevadores de serviço no período da manhã, aumento das sinergias entre profissionais de saúde e funcionários da Lavandaria, associadas à produção Pull, com mitigação do ambiente de stress e conflito.
Verifica-se também maior eficácia das medidas aplicadas na distribuição de roupa hospitalar do que na distribuição de fardamento.
Há ainda evidência de algumas melhorias necessárias a curto prazo, nomeadamente: dividir a entrega de roupa dos serviços com maior quantidade consumida em 2 momentos distintos; ajustar o layout do armazém à ordem da nota de encomenda; introduzir almofadas impermeáveis que propiciem melhor experiência de conforto e que reduzam a logística de tratamento e distribuição.