1ª edição

Vencedor da Bolsa José Nogueira da Rocha apresenta resultados do Projeto

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio do SUCH e apoio técnico da consultora Erising, lançou este ano a 1ª edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, com o objetivo de reconhecer e potenciar as áreas de suporte logístico das unidades que integram o Serviço Nacional de Saúde, apoiando as suas equipas no desenvolvimento das competências necessárias para que possam contribuir proactivamente para processos de transformação nas suas organizações.

De entre as 26 candidaturas recebidas, o projeto "Distribuição de roupa hospitalar: melhoria de processo" do Centro Hospitalar Tondela-Viseu foi o grande vencedor da iniciativa.

O prémio atribuído concretizou-se num Programa de Consultoria Especializada, desenvolvido pela empresa ERISING, que teve início em agosto e termina agora em dezembro.

O prémio foi desenhado para apoiar a resolução dos constrangimentos na distribuição de roupa hospitalar no CHTV, passando pelas fases de identificação do problema, diagnóstico, causas raiz e, por fim, o desenho do estado futuro e implementação.

A abordagem à melhoria do processo de distribuição de roupa hospitalar no CHTV passou por usar lógicas Lean que têm origem na indústria, tais como: o Kanban (requisição), o conceito de Supermercado (armazém de roupa) e o Mizusumachi (distribuidores e a suas rotas e rotinas).

De forma a tornar exequível a implementação destas metodologias em ambiente hospitalar, realizaram-se uma série de atividades:

1. Reorganização dos armários de roupa limpa nos vários serviços do CHTV, definindo-se os níveis mínimo e máximo de reposição, permitindo uma gestão visual intuitiva, ajustando os stocks às necessidades reais do serviço;

2. Adaptação da aplicação informática em uso no CHTV (GHAF), permitindo a criação e gestão de pedidos de roupa online (requisição / nota de encomenda);

3. Adaptação da produção da lavandaria ao sistema de Produção Pull (produz-se de acordo com as necessidades descritas na nota de encomenda);

4. Organização do espaço existente no armazém de roupa, criando uma rouparia com um layout que permite levar o carro ao longo das prateleiras fazendo o picking de acordo com a nota de encomenda dos serviços do CHTV;

5. Adaptação dos postos de trabalho na rouparia, quer no que se refere aos horários, quer à lógica de distribuição, definindo rotas e rotinas conciliando as necessidades dos serviços, a capacidade de utilização dos elevadores internos e a capacidade logística de transporte entre as unidades externas.

Apesar da implementação do projeto estar ainda em fase de maturação, os resultados preliminares evidenciam uma redução de 80% no número de reclamações (pedidos diários de roupa com urgência), redução do tráfego nos elevadores de serviço no período da manhã, aumento das sinergias entre profissionais de saúde e funcionários da Lavandaria, associadas à produção Pull, com mitigação do ambiente de stress e conflito.

Verifica-se também maior eficácia das medidas aplicadas na distribuição de roupa hospitalar do que na distribuição de fardamento.

Há ainda evidência de algumas melhorias necessárias a curto prazo, nomeadamente: dividir a entrega de roupa dos serviços com maior quantidade consumida em 2 momentos distintos; ajustar o layout do armazém à ordem da nota de encomenda; introduzir almofadas impermeáveis que propiciem melhor experiência de conforto e que reduzam a logística de tratamento e distribuição.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)