Ex-Bastonária da Ordem dos Nutricionistas

Alexandra Bento é a nova coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição do INSA

Alexandra Bento é a nova coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN) do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), substituindo no cargo Isabel Castanheira, que completou recentemente o seu tempo de exercício em funções públicas. Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Alexandra Bento exerceu o cargo de Bastonária da Ordem dos Nutricionistas até ao final de novembro de 2023, funções que desempenhava desde 2012.

A ex bastonária é, desde 2021, Professora Convidada da Faculdade de Ciências Médicas da NOVA Medical School, sendo regente das unidades curriculares de Política Nutricional, Comunicação em Saúde e de Marketing Alimentar e Nutricional. Foi também membro do Conselho Nacional de Saúde (2016-2020), do Conselho consultivo da Entidade Reguladora da Saúde (2019-2021) e do Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica (2014-2018), tendo sido ainda Presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (1998-2011) e Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Nutricionistas (2011-2012).

Autora de várias publicações, em revistas nacionais e internacionais, de carater científico e de divulgação, Alexandra Bento é Doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Mestrada em Inovação Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa, Pós-Graduada em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School e Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

O DAN, um dos seis departamentos técnico-científicos do INSA, desenvolve atividades nas áreas da segurança alimentar e nutrição, tendo como visão a obtenção de ganhos em saúde pública através do estudo aprofundado da situação do país nas áreas da alimentação e da nutrição humanas. Compete ao DAN a promoção da saúde, a prevenção de doenças de origem alimentar e a melhoria do estado nutricional da população, através de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria.

 
Fonte: 
INSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
INSA