Docente da ESTeSC-IPC lidera associação europeia de Ciências Biomédicas Laboratoriais
O docente, que lidera a estrutura desde 2018, cumprirá o seu terceiro mandato, numa altura em que a organização está prestes a celebrar 25 anos de atividade. Fazendo um balanço positivo do trabalho realizado – do qual destaca a aprovação dos padrões de proficiência europeus para harmonização da profissão e de guidelines de segurança e educação europeias, bem como a criação de um programa de mentoria para recém-diplomados – Fernando Mendes assume agora como principais objetivos a criação de um cartão profissional europeu de Ciências Biomédicas Laboratoriais e correta categorização da profissão a nível mundial.
A eleição aconteceu este fim de semana, em Malta, no General Governing Body Meeting da EPBS. Paralelamente a esta reunião, decorreu um Fórum de Estudantes, onde participou um aluno representante de cada país que integra a EPBS. Portugal esteve representado por Bruna Santos, estudante do 2º de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSC-IPC.
Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de Coimbra, Fernando Mendes é docente da unidade científico-pedagógica de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESTeSC desde 2008.