Alzheimer Portugal organiza Conferência Anual sobre os “Direitos das Pessoas com Demência”
Ao longo de 4 painéis contamos com oradores de elevado conhecimento teórico e essencialmente prático sobre os diversos tópicos que se propõem desenvolver.
O 1º painel – “Palcos de Intervenção na Prestação de Cuidados” – é dedicado à importância de reconhecer e promover os Direitos das Pessoas com Demência em qualquer contexto.
No 2º painel, contaremos com o testemunho de uma Pessoa que vive com Demência e será ainda abordada a perspetiva dos cuidadores e a existência de programas que os possam ajudar a melhor enfrentarem os desafios com que se deparam.
No 3º painel, a Alzheimer Portugal traz ainda a esta conferência reflexão e debate sobre os Direitos à Intimidade e à Sexualidade, os quais não desaparecem com a Demência. Como vivem as Pessoas com Demência a sua Sexualidade? Como respeitamos a sua Intimidade? Que desafios se levantam para quem com elas vive e presta cuidados?
A Carta dos Direitos das Pessoas com Demência, o combate à contenção física e ainda um balanço sobre a implementação do Regime do Maior Acompanhado, são os tópicos que preenchem o último painel.
De acordo com Rosário Zincke dos Reis, Presidente da Direção Nacional da Alzheimer Portugal, “Estamos convictos que esta conferência será um momento privilegiado de promoção dos Direitos das Pessoas com Demência através dos seus testemunhos e do debate sobre as mais importantes vertentes deste tema”.
A conferência é financiada pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação e conta com o apoio do Município de Rio Maior.
A participação nesta conferência é gratuita, mas de inscrição obrigatória no site da Alzheimer Portugal e limitada à lotação máxima do auditório do Cineteatro de Rio Maior.