AR acolhe debate sobre estratégias para melhorar o acesso aos cuidados de saúde em dermatologia
A apresentação do estudo será o ponto de partida para um debate sobre estratégias para melhorar o acesso aos cuidados de saúde em dermatologia, que irá reunir especialistas na área, associações de doentes e deputados da Assembleia da República.
O estudo foi desenvolvido por um grupo de oito especialistas, Tiago Torres (Centro Hospitalar Universitário de Santo António), Margarida Gonçalo (Centro Hospitalar Universitário de Coimbra), Maria J. Paiva-Lopes (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central), Cristina Claro (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental), Paulo Varela (Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho), João M. Silva (Centro Hospitalar de Lisboa Norte), Ana Cordeiro (Centro Hospitalar Lisboa Central), e Pedro Mendes-Bastos (Centro de Dermatologia de Lisboa), e teve como objetivo a caracterização das necessidades dos doentes e discutir medidas tendentes a melhorar os cuidados de saúde em Dermatologia, particularmente nos casos de doença moderada a grave.
Em Portugal, estima-se que a Dermatite Atópica afete cerca de 360 mil doentes, dos quais 70 mil têm a doença moderada a grave, apresentando-se esta com um grande impacto negativo na qualidade de vida dos doentes.