Insparya Science and Clinical Institute apresenta os recentes projetos de investigação biomédica na área da saúde capilar
Considerado o principal fórum mundial dedicado à restauração capilar, o encontro contará com a presença de Carlos Portinha, o Diretor Clínico da Insparya com formação especializada em Transplante Capilar FUE pela International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS), da qual é membro, bem como pela EHRS - European Hair Research Society.
Enquanto membro da ISHRS, o especialista português irá participar na sessão sobre inovação e orientações para melhorar a prática clínica em transplante capilar. "O nosso objetivo é continuar a trabalhar ativamente na investigação e no tratamento da alopécia. Estamos orgulhosos de participar em congressos desta dimensão e de poder apresentar algumas das nossas investigações e progressos neste domínio", afirma o diretor médico da clínica. "A investigação sobre o cabelo continua a desenvolver-se e a Insparya está a trabalhar nesse sentido. É de importância vital continuar a atuar e a colaborar com diferentes especialistas para melhorar o campo da saúde capilar".
Estabelecida em 2017, através de um protocolo com o reconhecido Instituto i3S de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, a Insparya tem vindo a desenvolver uma investigação internacionalmente competitiva, ao mais alto nível, só possível através do acesso a infraestruturas de ponta e à massa crítica do centro de investigação de excelência. O objetivo da equipa de investigação biomédica do Insparya é desenvolver estratégias de rejuvenescimento capilar com base em conhecimentos interdisciplinares e abordagens multi-metodológicas, estando vários estudos em curso entre os quais um dedicado à Terapia Farmacológica que Melhora a Aptidão da Papila Dérmica e o Ciclo de Crescimento do Folículo Capilar que será apresentado no Congresso Mundial da ISHRS.
Desenvolvido pela equipa de investigação biomédica da Insparya, constituída por Ana Rita Castro, Joana Miguel Magalhães, Mafalda Galhardo, Carlos Portinha e Elsa Logarinho, o estudo visa demonstrar a eficácia de um novo tratamento farmacológico que atrasa o início da catagénese em folículos humanos em cultura. A análise imunohistológica dos folículos tratados com este composto revelou uma melhoria nos marcadores de indução da papila dérmica, bem como um aumento da proliferação celular no compartimento epitelial do bolbo piloso. A divulgação deste composto, que melhora a tricogenicidade da papila dérmica e o ciclo do folículo piloso, incentiva a exploração clínica para determinar se é uma ferramenta farmacológica segura e eficaz para o tratamento da alopécia androgénica.
Com o avanço da tecnologia, surgem cada vez mais técnicas de transplante capilar e, por isso, é importante optar sempre por clínicas e profissionais que revelem estar ao mais alto nível de atualização e formação, no que diz respeito aos últimos desenvolvimentos no setor dermocapilar.
Para Carlos Portinha dispor de uma equipa clínica especializada e com experiência comprovada em transplante capilar é um dos pontos-chave na hora de se submeter a esta cirurgia. "Por isso, na Insparya temos uma equipa de médicos e enfermeiros especializada em transplantes capilares e treinada no exclusivo Método Insparya, um método único, baseado numa técnica e tecnologia própria, desenvolvida no Insparya Hair Science and Clinical Institute”.
A certificação de qualidade é muito importante em qualquer empresa e torna-se mais relevante quando se trata de procedimentos muito precisos como os realizados em clínicas capilares. A certificação garante padrões de qualidade, promove a segurança, confiança e tranquilidade dos pacientes, assegura a competência dos colaboradores e incentiva a melhoria contínua dos procedimentos e resultados. Como explica o especialista "na Insparya somos o único grupo de transplante capilar com certificação de qualidade ISO 9001. Cumprindo sempre o compromisso de colocar os melhores recursos ao serviço dos nossos pacientes".
Atualmente o grupo Insparya conta atualmente com 11 clínicas em Portugal, Espanha e Itália. Todas elas estão equipadas com as máximas condições de conforto para pacientes e acompanhantes, e utilizam a mais recente tecnologia em transplantes capilares, o BotHair® UltraPlus. Um projeto exclusivo que envolveu a criação de um sistema inovador e disruptivo que permite a extração, aspiração, conservação e implantação de unidades foliculares de forma mais precisa e em menos passos, sem danificar a área doadora.
Carlos Portinha afirma ainda que "ao optar por uma clínica especializada como a Insparya, pode estar mais confiante de que receberá um tratamento capilar de qualidade e adaptado às suas necessidades, pois somos o único grupo capilar que se dedica exclusivamente e cumulativamente ao diagnóstico, tratamento e investigação da saúde capilar”. O Grupo Insparya possui um departamento próprio de investigação biomédica e tecnológica, único entre os grupos especializados em transplantes capilares, bem como um centro de formação nas suas técnicas exclusivas. Atualmente, parte da investigação realizada baseia-se no estudo aprofundado da unidade folicular com o intuito de possibilitar a sua multiplicação num futuro próximo, bem como na criação de tecnologia dedicada ao diagnóstico e tratamento da alopécia.