42.° Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia da SPOT

Profissionais de saúde estabelecem laços e discutem avanços em Ortopedia e Traumatologia

O 42.° Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) vai realizar-se de 2 a 4 de novembro, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura. Este evento pretende criar compromisso com a excelência médica e a colaboração internacional, oferecendo aos participantes uma plataforma única para aprender, compartilhar conhecimentos e fortalecer laços entre profissionais da área.

“Teremos muitas novidades, com maior participação e envolvimento das estruturas da Sociedade (sociedades afiliadas, secções, grupos de estudo e comissões), novos formatos, novos temas, novos modelos de debate e de intervenção na sociedade civil", afirmou João Gamelas, presidente da SPOT.

O congresso abrangerá uma ampla gama de atividades, incluindo sessões, simpósios, mesas redondas, workshops e invicted lectures. As sessões abordarão temas variados, como patologia tumoral, patologias específicas das diferentes regiões anatómicas da criança e Traumatologia. Além disso, haverá oportunidade para comunicações livres e apresentação de e-posters, juntamente com momentos de networking e partilha. A cerimónia de entrega de prémios e bolsas, onde serão reconhecidos os autores cujos trabalhos se destacam pela qualidade científica e pelas contribuições notáveis à comunidade médica, também será um ponto alto do congresso.

Além de sociedades e associações nacionais, várias sociedades de renome internacional estarão no congresso, algumas a representar países da América Latina, Espanha e França, e a contribuir para elevar o nível científico do evento. Destaca-se, ainda, a participação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), como sociedade convidada, da Sociedade Espanhola de Ortopedia e Traumatologia (SECOT), da Federação da Sociedade Ortopédica de Língua Portuguesa (FOLP), da European Federation of National Associations of Ortho and Trauma (EFORT), da European Society for Sports Trauma, Knee Surgery and Arthoscopy (ESSKA) e da International Society of Arthoscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (ISAKOS).

O evento contará com especialistas internacionais de referência, convidados para palestras, como Yaiza Lopis, Thomas Patt, Joan Carles Monllau, Kyle Borque, Kyu Sung Chung, Pierre Lascombes, Alexander Van Tonge, Yves Herontin, António Maestro, Manuel Leyes, Alberto Gobbi, Sérgio Franco e João Matheus Guimarães.

Durante os três dias de Congresso e nas oito salas disponíveis, irão ocorrer sessões com os mais variados focos, desde temas técnicos e científicos das diferentes áreas da Ortopedia e Traumatologia, até fóruns de discussão organizacional, de políticas e gestão de saúde e de outros temas relevantes para os ortopedistas, como tópicos relacionados com a gestão de risco clínico, os aspetos médico-legais e a litigância judicial.

Alguns exemplos são as mesas sobre “O futuro dos médicos nos grandes grupos de saúde”, “Quo Vadis SNS”, “Modelos Organizacionais e Sustentabilidade do Sistema” e “O Papel das Autarquias no SNS”.

Para o debate destas questões estarão presentes ilustres convidados, entre os quais: Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde e Professor na Escola Nacional de Saúde Pública; Camilo Lourenço, economista, jornalista económico, editor, comentarista, colunista e autor; Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos; Eurico Castro Alves, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, ex-secretário de Estado da Saúde, ex-presidente do Infarmed e Professor; Francisco Goiana da Silva, vogal da Direção Executiva do SNS e Professor; João Gonçalves, diretor executivo da APORMED; José Fragata, Professor jubilado na NOVA Medical School, cirurgião cardíaco e autor; José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal Coimbra e ex-bastonário da Ordem dos Médicos; Luís Pisco, ex-presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, ex-diretor do Instituto da Qualidade em Saúde e ex-coordenador nacional da Missão para os Cuidados de Saúde Primários; Maria de Belém, ex-ministra da Saúde, deputada, política e autora; Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar; José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro; Isabel Vaz, CEO Luz Saúde; Rui Diniz, CEO CUF; e Vasco Pereira, CEO Lusíadas Saúde.

O programa detalhado pode ser consultado em https://congresso.spot.pt/

"Por tudo isto (e muito mais) não pode perder o 42.º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia 2023! Contamos consigo, com a sua presença e participação ativa", declarou o presidente.

Para inscrições consulte: https://congresso.spot.pt/inscricoes/how-to-register.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT)