De 23 de 27 de outubro

OMS e ENSP NOVA promovem 1ª Formação sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Doente da Região Europeia

Arranca hoje, em Lisboa, a 1ª Escola Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, uma iniciativa promovida pelo Gabinete de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente da OMS Atenas, em parceria com o Centro Colaborador OMS para a Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA).

Esta iniciativa vai reunir, entre os dias 23 de 27 de outubro de 2023, gestores, profissionais de saúde e decisores políticos da região europeia da OMS, para um programa de formação especializada, com foco na inovação, tecnologia e na exploração de novas metodologias para o desenvolvimento da qualidade dos cuidados de saúde e segurança do doente.

Alinhado com a agenda 2030 das Nações Unidas, este curso tem como missão capacitar os participantes das competências necessárias para otimizar os sistemas de saúde onde “a qualidade e a segurança dos doentes representam a pedra angular de sistemas de saúde sólidos e da cobertura universal dos cuidados de saúde”, explica João Breda, Diretor do Gabinete de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente da OMS Atenas e docente da ENSP NOVA. A Escola de Outono, que pretende ser a primeira de um conjunto de formações para impulsionar transformações positivas nos sistemas de saúde, será conduzida por representantes nacionais da Rede Europeia da OMS para a Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, decisores-chave dos sistemas de saúde e peritos mundiais desta área, entre os quais docentes e investigadores da ENSP NOVA.

“A formação sobre qualidade em saúde e segurança do doente é fundamental para a promoção de um ambiente de cuidados de saúde mais seguro para os doentes e para os profissionais de saúde”, explica Paulo Sousa, Coordenador do Centro Colaborador OMS para a Educação, Investigação e Avaliação da Segurança e Qualidade nos Cuidados de Saúde da ENSP NOVA. “Adicionalmente, o foco que este curso oferece na integração da inovação e de ferramentas digitais para a prestação de cuidados de qualidade, aumentam o valor, a resiliência e a eficiência do sistema de saúde, reduzindo, em última análise, as desigualdades”, conclui.

 

Fonte: 
Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA)