O futuro da cooperação em matéria de Saúde Global

APAH promove Fórum de Diplomacia em Saúde

À medida que a globalização progride, torna-se claro que questões que antes se limitavam à política nacional são agora questões de impacto e preocupação globais. Pandemias, doenças recém-emergentes e transmissíveis e ameaças de bioterrorismo são agora claramente entendidas como ameaças diretas à segurança nacional e global. A relevância estratégica da saúde mudou, uma vez que a saúde se tornou parte integrante das agendas económicas, geopolíticas, de segurança e de justiça social. Todas as políticas em outras áreas que não a da saúde, como o comércio ou o desenvolvimento económico, precisam agora de ser complementadas por medidas no âmbito do meio ambiente e da saúde.

Num contexto global em mudança, a diplomacia em saúde representa por isso um importante fórum para negociações sobre questões políticas globais que moldam e influenciam o ambiente global para a saúde.

Integrado no Congresso Mundial dos Hospitais que se realizará em Lisboa entre 23 e 27 de outubro, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], organiza no próximo dia 24 de outubro às 14h30, no Centro de Congressos de Lisboa, o Fórum de Diplomacia em Saúde com o objetivo de promover a cooperação e o diálogo entre os países, em torno da Saúde Global.

A sessão de abertura será presidida pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares. O Fórum contará com a participação de Marija Jevtic, responsável pela Secção de Saúde e Ambiente da Associação Europeia de Saúde Pública, seguindo-se um debate, moderado pela jornalista Paula Rebelo, em que serão analisadas quatro perspetivas fundamentais e necessárias para o reforço da Diplomacia em Saúde: Embaixadora Ana Gomes, Administrador Hospitalar Delfim Rodrigues, Médico Especialista em Saúde Pública e chefe de divisão da Cooperação em Saúde da Secretária-geral do Ministério da Saúde, Francisco Pavão e Deputado Jorge Seguro Sanches, Presidente da Subcomissão de Saúde Global da Assembleia da República. A última palestra será proferida por José Manuel Barroso, Ex-Primeiro Ministro de Portugal (2002-2004), ex-Presidente da Comissão Europeia (2004 – 2014) e atualmente Chairman da Gavi – Aliança para as Vacinas, organização internacional que reúne países doadores e beneficiários, bem como a Organização Mundial de Saúde (OMS), a UNICEF, o Banco Mundial, a indústria de vacinas e a Fundação Bill & Melinda Gates e que desde a sua criação em 2000 apoiou a vacinação de mais de mil milhões de crianças em todo o mundo.

Conheça o Programa do Fórum de Diplomacia em Saúde.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)