Concurso pretende desafiar doentes e cuidadores a criar peça que retrata experiência da Osteoporose
A osteoporose é uma doença que afeta a densidade óssea relacionada com a descida dos níveis de estrogénio, uma hormona predominante no sexo feminino. Esta patologia silenciosa pode ser diagnosticada por densitometria óssea, antes de ocorrer uma fratura após um evento que, em condições normais, não provocaria uma fratura óssea. A origem da osteoporose está ligada à propensão genética assim como ao estilo de vida do doente, no entanto, é também evitável ou passível de tratamento, desde que o doente seja devidamente acompanhado por especialistas da área e adote hábitos prudentes no dia-a-dia.
Ao colocar os “Ossos em Foco”, na perspetiva de quem vive ou lida com, e conhece a doença, pretende-se sensibilizar a população para o impacto drástico da osteoporose na qualidade de vida dos mais de 500 mil portugueses já diagnosticados e evitar novos diagnósticos evitáveis. As inscrições para o concurso estão abertas entre 20 de outubro de 2023 e abril de 2024. A obra vencedora e outras selecionadas serão eleitas por um painel de jurados composto por um elemento de cada entidade envolvida nesta iniciativa, também expostas, junto a uma compilação das restantes obras participantes, nos Centros Hospitalares Universitários do Porto (CHUP - São João) e Coimbra (CHUC), a partir de setembro de 2024.
Na divulgação do concurso envolvem-se ainda, enquanto parceiros da plataforma ossosfortes.pt, website onde será possível submeter a candidatura e consultar o regulamento do concurso, a Associação Nacional contra a Osteoporose (APOROS), a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), a Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas (LPCDR), a Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia (APPSREUMA), a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), Associação Portuguesa de Osteoporose (APO), com o apoio da Amgen Biofarmacêutica.
Para mais informações, consulte o regulamento e outros detalhes em ossosfortes.pt.