Estima-se que 25 milhões de mulheres em todo o mundo entrem na Menopausa todos os anos
O declínio na produção hormonal, que provoca a menopausa, pode levar a vários sintomas que, em algumas mulheres, podem ter efeitos indesejados na sua qualidade de vida: estima-se que 1/3 das mulheres apresentem sintomas moderados associados à menopausa. Entre os mais comuns destacam-se: ondas de calor e suor excessivo (especialmente no período noturno); insónia; perda de energia e líbido e mudanças de humor ou irritabilidade;
A produção reduzida de estrogénio também pode levar à secura vaginal, uma bexiga fraca ou dor durante a relação sexual.
Para lidar melhor com esta situação as mulheres afetadas pela menopausa devem controlar o seu peso, fazer exercício físico com regularidade, parar de fumar e evitar o consumo excessivo de álcool. Contudo, manter hábitos de vida saudável não é suficiente e por isso uma abordagem terapêutica holística que pode envolver medicação personalizada, através de hormonas que atendam às necessidades individuais de cada mulher, deve ser uma opção discutida com o profissional de saúde.
É importante que as mulheres discutam com o seu médico todas as opções de tratamento disponíveis para lidarem melhor com esta realidade.
Para abordar estas questões participe no evento ‘More than a flash: Let’s Talk Menopause’, no próximo dia 18 de outubro, às 15h30 no Linkedin.
O evento, que reúne médicos especialistas nesta área, tem como principais temas:
- Perspetivas reais da transição desta importante fase da vida das mulheres;
- O impacto que a menopausa pode ter em todos os aspetos da vida;
- A importância de ter uma visão holística na gestão da menopausa;
- A necessidade de quebrar o tabu/estigma em torno da menopausa.
Mais informação aqui.