Nos próximos 5 anos a Saúde receberá cerca de 500 milhões para inovação no âmbito do PRR
As 4 agendas da saúde aprovadas no âmbito do PRR são: CiNTech, liderada pela Bluepharma Indústria Farmacêutica S. A., a Health from Portugal, liderada pela Prológica – sistemas informáticos e dinamizada pelo Health Cluster Portugal, a Bio-Hub liderada pela Lx Bio – Pharmateucicals, S. A. e a SMARTgNOSTICS, liderada pela ALS Life Sciences Portugal AS.
Com o objetivo de colocar a saúde em Portugal a uma escala global, a Agenda Health From Portugal (HfPT) irá nos próximos 3 anos estimular o desenvolvimento de sinergias entre o sistema científico e tecnológico de forma a fomentar um novo paradigma de gestão da Saúde baseado no digital, nos modelos de cuidados baseados no valor e na utilização de dados que suporte a inovação e desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de cuidados de saúde, além de posicionar Portugal como destino estratégico para a realização de ensaios clínicos. Até 2027 pretende criar um volume de negócios na ordem dos 50 Milhões de Euros e 375 empregos, e gerar exportações de 60 Milhões de Euros.
O consórcio Bio-Hub, constituído por 4 promotores, pretende expandir o know-how no que concerne ao desenvolvimento de biofármacos inovadores. Através de um forte investimento (35M€) no desenvolvimento de biofármacos inovadores, implementação de uma unidade produtiva e, em estratégias de internacionalização/qualificação e disseminação do projeto, o Consórcio posicionará Portugal na linha da frente no desenvolvimento de novas terapias biológicas para diversas patologias.
O CiNTech é um consórcio liderado pela Bluepharma que visa a criação e capacitação do 1º Polo Tecnológico de Inovação, Translação e Industrialização dedicado a medicamentos injetáveis complexos. Este projeto irá promover a Investigação e inovação de plataformas tecnológicas inovadoras, capazes de incorporar uma multiplicidade de agentes terapêuticos (moléculas de baixo peso molecular, peptídeos ou ácidos nucleicos) para tratamento do cancro, nomeadamente imunoterapia oncológica.
O projeto SMARTgNOSTICS augura revolucionar a saúde global. A criação de um novo paradigma na área da saúde assentará no desenvolvimento de dispositivos miniaturizados que permitirão a identificação rápida e precisa de microorganismos e genes de resistência aos antibióticos. Ao capitalizar os avanços nos algoritmos de inteligência artificial, os dados gerados por estes dispositivos irão agilizar o diagnóstico e aprimorar os tratamentos, assim como contribuir para a redução do uso indiscriminado de antibióticos e a prevenção ativa de surtos infecciosos. O nosso compromisso de, até 2027, gerar um volume de negócios de 77 milhões de Euros, criar 24 empregos altamente qualificados e exportar 53 milhões de Euros, não apenas impulsionará a economia local, mas também reforçará a importância de soluções baseadas em inteligência artificial na vanguarda da inovação global na saúde.
O Health Cluster Portugal (HCP) - entidade nacional que reúne mais de duas centenas de entidades ligadas à saúde – dinamiza juntamente com a Prológica, a Agenda Health from Portugal. Para Joaquim Cunha, Diretor Executivo do HCP “Este é um momento muito importante o cluster nacional da saúde. O volume de investimento, de criação de emprego e de dinamização da atividade económica será irrepetível. Nunca vimos nada assim: estas agendas e projetos irão permitir-nos dar o salto para a nova saúde - digital, inclusiva, personalizada e orientada ao cidadão e ao doente”.