Durante a semana Europeia da Amamentação

São João promove a amamentação e apoia os pais no regresso à vida profissional

De 2 a 6 de outubro - Semana Europeia da Amamentação - o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) desenvolve um conjunto de ações que pretendem promover a amamentação e a necessidade de apoiar as mães e pais na vida profissional ativa.

Entre as várias ações, destaque para a sessão sobre «Legislação de Apoio à Mulher que Amamenta». “Desde a gravidez ao pós-parto, existe legislação que protege o casal no regresso à vida profissional. É importante sensibilizarmos e alertarmos as nossas grávidas/casais para os direitos de que dispõem.”, explica Carmo Prucha, Enfermeira-Chefe do serviço de Obstetrícia do CHUSJ.

A amamentação é um indicador da qualidade na saúde e o leite materno constitui a melhor forma de fornecer os nutrientes necessários, estando comprovados os vários benefícios, quer para a mãe, quer para o bebé. Assim, “proporcionar um ambiente adequado para uma alimentação infantil saudável é um imperativo de toda a sociedade civil.”, defende a responsável.

As Enfermeiras de Saúde Materna e Obstétrica do CHUSJ vão ainda dinamizar outros momentos, tais como: ações sobre os benefícios do contacto pele com pele; dinâmicas de grupo com casais e um quizz sobre amamentação.

Ao longo da semana, a campanha de sensibilização “Memórias da Amamentação” vai desafiar a comunidade hospitalar e as mães de bebés nascidos nesta unidade a participar através de um registo fotográfico (uma fotografia a amamentar o seu filho ou da própria a ser amamentada em bebé, com indicação do ano em que foi registado o momento). Além disso, será oferecida uma fotografia polaroid às puérperas a amamentar os seus bebés, procurando sensibilizá-las para a importância do aleitamento materno.

A UNICEF recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida. Responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF assinaram, em agosto de 1990, a Declaração Innocenti, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como mote para a campanha de 2023 «Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais de que trabalham» (Organização Mundial de Saúde, 2023). 

Fonte: 
Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay