Distribuidores Farmacêuticos asseguram a entrega de 4 milhões de vacinas contra a gripe e a covid-19
Este ano a campanha incluirá a administração da vacina contra a gripe e a Covid-19 nas farmácias comunitárias, uma medida que consta na portaria n.º 264/2023 e que pretende agilizar o processo de vacinação, promovendo ganhos em saúde e um maior conforto e proximidade para os utentes.
Nuno Flora, presidente da ADIFA, afirma que “a descentralização e alargamento da vacinação nas farmácias é uma medida muito positiva para os portugueses e corresponde a uma evolução há muito esperada pela distribuição farmacêutica”.
Para garantir a implementação da campanha de vacinação sazonal é crucial o envolvimento dos distribuidores farmacêuticos no armazenamento e transporte das vacinas e o seu fornecimento com todas as condições de segurança às farmácias.
“Os distribuidores farmacêuticos de serviço completo dispõem das soluções logísticas, da experiência e da capacidade necessárias para concretizar a entrega de vacinas em qualquer zona do país e estão totalmente empenhados na missão de abastecer as farmácias e contribuir para a vacinação de mais de dois milhões de portugueses,” sublinha o presidente da ADIFA.
Desde a sua génese, as ações da associação de distribuidores farmacêuticos são orientadas pela sua ambição de contribuir para o bem-estar das populações. A distribuição farmacêutica posiciona-se como o elemento decisivo na garantia da qualidade e segurança de toda a cadeia de valor do medicamento, sendo um dos propulsores fundamentais para a implementação do modelo de funcionamento do plano de vacinação sazonal anual.
O primeiro fornecimento de 400 mil doses de vacinas contra a gripe e a Covid-19 foi efetuado na passada semana junto dos distribuidores farmacêuticos e a sua entrega às farmácias inicia-se hoje, dia 27 de setembro. Semanalmente, as farmácias serão abastecidas com mais vacinas, de acordo com o planeamento definido pelo Ministério da Saúde.