Dando continuidade ao compromisso com a investigação na área do AVC

SPAVC abre candidaturas à Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), em linha com o seu compromisso contínuo com a promoção da investigação e inovação na área da doença vascular cerebral, na qual o AVC se inclui, irá atribuir, à semelhança dos anos anteriores, uma Bolsa de Investigação, designada, desde 2022, Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral.

Todos os anos, a SPAVC seleciona, entre as candidaturas, o melhor projeto de investigação clínica dedicado ao estudo da doença vascular cerebral e atribui uma bolsa para financiar, parcial ou integralmente, a sua execução. Nesta edição de 2023, a iniciativa irá manter-se e a SPAVC atribuirá uma bolsa no valor de 5.000€. “Consideramos que esta é uma oportunidade para os profissionais de saúde desenvolverem investigação nesta área, contribuindo, assim, para avanços nas diferentes fases de abordagem do AVC”, afirma a Prof.ª Patrícia Canhão, presidente da Comissão Científica da SPAVC.

Os candidatos interessados podem enviar as suas candidaturas até ao dia 20 de janeiro de 2024, por via eletrónica, à Direção da SPAVC, através do email [email protected], num formulário disponibilizado no site da Sociedade, fazendo-se acompanhar de alguns elementos necessários para a apreciação do júri, que podem ser consultados no regulamento da candidatura (link do regulamento). De acordo com o regulamento, apenas serão considerados os projetos que envolvam trabalhos científicos a serem realizados, pelo menos em parte, em instituições portuguesas. Além disso, os projetos selecionados terão um prazo de execução de dois anos, a contar da data da atribuição da bolsa.

A Bolsa de Investigação em Doença Vascular Cerebral teve a sua designação alterada em 2023, com o acrescento da menção ao Prof. Castro Lopes, em homenagem ao fundador e presidente da Sociedade ao longo de 17 anos. “Esta designação reconhece o papel exímio do Prof. Castro Lopes no incentivo à investigação, sobretudo dos mais jovens. Reflete ainda o reconhecimento em relação à sua dedicação para o progresso no conhecimento sobre o AVC em Portugal”, refere a Prof.ª Patrícia Canhão. E completa: “o Prof. Castro Lopes teve um papel distinto na divulgação da Doença Vascular Cerebral e sua prevenção, proclamou e defendeu o acesso dos doentes com AVC aos cuidados agudos e de reabilitação, facilitou a formação dos profissionais, esteve sempre ao lado da melhor Ciência e da Investigação”.

Um dos objetivos da SPAVC, desde a sua fundação, é promover o estudo e investigação da doença vascular cerebral, pelo que muito cedo se instituiu esta Bolsa de Investigação, que tem reconhecido projetos importantes de Investigação Clínica. O Prof. Vítor Tedim Cruz, presidente da Direção da SPAVC, explica que “a atribuição desta bolsa é de extrema importância, pois representa um investimento no conhecimento que, por sua vez, vai impulsionar avanços fundamentais no tratamento e na prática clínica da doença vascular cerebral”.

O regulamento, disponível no site da SPAVC, abrange vários aspetos relacionados com o processo de candidatura, bem como do processo de avaliação, a composição do júri e as etapas de acompanhamento.

O vencedor da Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes será divulgado publicamente na cerimónia de encerramento do 18.º Congresso Português do AVC, no dia 3 de fevereiro de 2024, na cidade do Porto.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock