Candidaturas até 30 de setembro de 2024

APCP lança a primeira edição do Prémio Reportagem em Cuidados Paliativos

A APCP lançou este ano a primeira edição do Prémio Reportagem em Cuidados Paliativos, que conta com o patrocínio institucional da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa conferência em Coimbra com o tema "Como colocar os Cuidados Paliativos na ordem do dia?".

Consciente da importância dos meios de comunicação social na promoção da literacia em cuidados de saúde e, muito em particular, no esclarecimento e sensibilização da sociedade para o tema dos cuidados paliativos, a APCP ambiciona incentivar a produção de trabalhos jornalísticos dedicados aos Cuidados Paliativos, através da criação deste prémio.

A Associação entende que o estímulo à profusão de peças jornalísticas que mostrem a realidade de pessoas com doença complexa, dos seus familiares e dos profissionais que atuam no âmbito dos Cuidados Paliativos, constituirá um importante contributo para a desconstrução de alguns mitos que enevoam o entendimento sobre o que são estes cuidados e qual o seu lugar no SNS.

Este prémio é atribuído aos jornalistas, com carteira profissional válida, autores do melhor trabalho publicado, durante o ano anterior à entrega da distinção, em qualquer meio de comunicação social registado em Portugal – imprensa, rádio, televisão ou digital –, que procure esclarecer e sensibilizar a sociedade para o tema dos cuidados paliativos, assim como, estudantes de cursos superiores de Comunicação Social ou Jornalismo, com trabalhos desenvolvidos no âmbito puramente académico e que tenham sido objeto de avaliação.

As candidaturas estão abertas até 30 de setembro de 2024. Pode consultar o regulamento deste prémio em https://apcp.com.pt/

 

Fonte: 
Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock