HPV tem aumentado a incidência deste tipo de cancro

Cirurgia robótica transoral: tecnologia inovadora trata os cancros da cabeça e do pescoço

Em todo o mundo, o papilomavírus humano (HPV) é responsável por uma grande parte dos cancros da cabeça e do pescoço, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Nos Estados Unidos, por exemplo, o HPV está associado a cerca de 70% dos cancros da garganta e da boca. E mais de 70% destes cancros são diagnosticados em homens, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

O tratamento do cancro da garganta e da boca, também designados por cancros orofaríngeos ou cancros da cabeça e do pescoço, depende da localização e do estadio da doença, bem como de outros fatores.

Phillip Pirgousis, cirurgião de cabeça e pescoço da Mayo Clinic na Florida, afirma que os doentes dispõem agora de tratamentos cirúrgicos mais seguros e menos invasivos para os cancros da cabeça e do pescoço, graças à tecnologia inovadora.

Os casos de cancro relacionados com o HPV estão a aumentar em duas áreas específicas da garganta.

"Nas amígdalas na parte de trás da garganta e no tecido dos gânglios linfáticos na parte de trás da língua", refere Pirgousis.

O cancro nestes dois locais pode ser um desafio.

"Muitos dos desafios estão frequentemente relacionados com a localização do tumor primário, porque é difícil aceder à garganta e à laringe ou à zona das cordas vocais", explica.

Perante este cenário desafiante, a inovação com a robótica permite uma melhor visualização do tumor, uma melhor iluminação e melhores resultados em termos de remoção completa do tumor.

"Estamos a falar de grandes cirurgias abertas em comparação com cirurgias minimamente invasivas, em que podemos aceder a estes locais difíceis através de incisões faciais", acrescenta.

"E causando menos impacto na respiração, na fala, na deglutição e na comunicação. O robô cirúrgico melhorou a nossa capacidade não só de remover completamente os tumores, mas também de o fazer em segurança", afirma o cirurgião

Cirurgia robótica transoral

A cirurgia robótica transoral é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza um sistema informático para ajudar a guiar os instrumentos cirúrgicos através da boca. Os braços robóticos são controlados por um cirurgião que opera uma consola e orienta os braços para a realização da cirurgia. A consola dá ao cirurgião uma visão 3D ampliada e de alta definição do local da cirurgia. O cirurgião lidera outros membros da equipa que ajudam durante a cirurgia.

Opções de tratamento para os cancros da cabeça e do pescoço

O tratamento baseia-se em muitos fatores, incluindo a localização, o estadio do cancro, o tipo de células envolvidas, o estado geral de saúde do doente e as suas preferências pessoais. O doente pode receber apenas um tipo de tratamento ou pode ser submetido a uma combinação de tratamentos contra o cancro. A equipa médica trabalhará com o doente para determinar o melhor plano de tratamento para o seu caso.

O tratamento pode incluir:

  • Radioterapia
  • Cirurgia para remover o cancro que não se espalhou para outras áreas
  • Cirurgia para remover parte da garganta, cordas vocais ou dos gânglios linfáticos
  • Quimioterapia
  • Terapia com medicamentos
  • Imunoterapia
Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik