SGS Academy lança formação em Sustentabilidade na Indústria Cosmética
“O mercado de produtos sustentáveis tem crescido exponencialmente nos últimos anos em resposta às preferências do consumidor. E, nesse sentido, a indústria cosmética tem prosseguido o seu caminho rumo à sustentabilidade, incorporando ingredientes mais ecológicos, processos e embalagens mais verdes, enquanto garante a funcionalidade dos produtos”, afirma Rita Costa, responsável pela área de Cosmética e Higiene da SGS Portugal. Acrescenta ainda, “esta formação pretende dar a conhecer estratégias que a indústria cosmética e os próprios consumidores podem optar para obter cosméticos mais sustentáveis, desde a escolha dos ingredientes, processo de fabrico, embalagens e novas formas de apresentação”.
Embalagens feitas de material reciclado, matérias-primas consideradas sustentáveis, fórmulas mais amigas do ambiente, a par do investimento em unidades fabris neutras em carbono, são algumas das apostas dos gigantes mundiais na área da cosmética. Assim, a formação “Sustentabilidade na Indústria Cosmética”, agendada para 26 de outubro e com uma duração de 8 horas, pretende dar a conhecer tendências de formulação mais sustentáveis, seleção de ingredientes e embalagens sustentáveis, bem como o significado de certificações sustentáveis.
Compreender a importância da poupança de água e redução da utilização de plástico na indústria cosmética; conhecer as estratégias que algumas marcas estão a implementar para se tornarem mais sustentáveis; compreender a aplicação de estratégias sustentáveis a diferentes tipos de produtos cosméticos, e ainda adquirir noções práticas sobre o fabrico de cosméticos sólidos, são apenas alguns dos objetivos desta formação.
"O futuro dos cosméticos depende de abordagens mais sustentáveis e, embora uma revolução não aconteça da noite para o dia, cada esforço em direção à sustentabilidade é um grande passo para um futuro melhor".