O livro será apresentado no dia 19 de junho, às 19 horas no El Corte Inglés

Editora LIDEL anuncia o lançamento do manual “Autoconceito – Compreender o Self – Que sou eu?”

A editora LIDEL anuncia o lançamento de “Autoconceito – Compreender o Self - Quem Sou Eu?” da autoria dos médicos psiquiatras José Padrão Mendes, Médico Interno de Psiquiatria no Hospital St. Elisabeth em Hattingen na Alemanha, e Rogério Miranda Vieira, Médico Psiquiatra no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE.

O livro “Autoconceito – Compreender o Self - Quem Sou Eu” procura responder a questões sobre o termo de autoconceito pelo ponto de vista da Neuropsicologia. Os estudos da consciência e perceção têm-se revelado fundamentais para uma série de entendimentos das nossas construções mentais, como é o caso do autoconceito.

Este livro é abrangente, com ideias interligadas, escrito de forma fluída e com uma linguagem acessível. Ao longo da obra, os autores aprofundam vários aspetos de autoconceito, onde os leitores podem saber mais sobre um assunto que apresenta ainda muitas dúvidas e procuram sugerir uma continuação de estudos realizados por profissionais de saúde nesta temática. Com este livro, os autores pretendem ajudar o leitor a compreender o que é o Self, a sua estrutura (académica, social, emocional e física) e os seus componentes básicos (cognitivo, avaliativo e comportamental).

A obra foca a noção do Eu pessoal, enquanto ser singular, único e irrepetível, ou seja, aquilo que eu sou perante aquilo que o mundo me faz construir e ser. Tem como principal público-alvo, os estudantes das áreas da saúde, nomeadamente Medicina, Psiquiatria, Psicologia e Enfermagem, mas também todos os interessados em aprofundar o conhecimento sobre si mesmo.

“Entende-se nos dias de hoje e na verdade nas últimas décadas, por autoconceito, pela perceção geral que um indivíduo tem de si mesmo e de todas as suas dimensões (física, psicológica, social e espiritual); é uma ideia que se forma através de múltiplas experiências de vários tipos (a consciência) e mudanças ao longo do tempo (o tempo) e na interação com o meio (a perceção), ou seja, as dimensões que compõem o objeto de estudo da Neuropsicoterapia, da Neuropsicologia e das Neurociências: consciência, tempo e perceção”, escreve Alexandre Machado, European Certificated Psychologist e Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses no prefácio.

Fonte: 
Taylor365
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
LIDEL