São João passa a dispor de consulta de Neurologia-Visão
“As alterações visuais de causa não ocular são frequentes e necessitam de uma abordagem especializada para melhor diagnóstico e seguimento, bem como para o correto esclarecimento e tranquilização dos utentes afetados.”, afirma Ricardo Soares Reis, neurologista.
“O facto de a consulta de Neurologia-Visão ser realizada em proximidade entre o neurologista e o oftalmologista para discussão dos casos – permite um estudo mais aprofundado e individualizado, utente a utente.”, acrescenta Olinda Faria, oftalmologista.
Assim, a consulta de Neurologia-Visão pretende estreitar a ligação entre as duas especialidades, permitindo uma abordagem ao utente verdadeiramente multidisciplinar, mas também a redução do número de consultas que o utente necessitaria em cada uma das especialidades.
A consulta é dirigida a utentes provenientes da Neurologia ou da Oftalmologia com patologia neuro-oftalmológica diagnosticada (ou com suspeita clínica adequadamente sustentada) e aos utentes com patologia vascular da retina.
O CHUSJ estima chegar aos 125 utentes com primeira consulta, até ao final do ano de 2023.
Esta consulta específica de Neurologia terá lugar no serviço de Oftalmologia do CHUSJ, dispondo de todos os exames complementares de diagnóstico em uso na oftalmologia, incluindo os exames de eletrofisiologia ocular.
Esta abordagem permite, assim, estudar os doentes com patologia neuro-oftalmológicas de imediato, chegar a diagnósticos mais rapidamente e estabelecer a terapêutica com a prontidão desejável, traduzindo-se em óbvios ganhos de saúde para os utentes do CHUSJ.