Projeto MulticulturalCare liderado pela ESEnfC celebra o Dia da Enfermagem
O projeto MulticulturalCare anuncia, «com orgulho, os contributos» que deu, num trabalho que envolveu profissionais de mais duas instituições de ensino superior europeias – UC Limburg (Bélgica) e Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) –, que visam «dotar os estudantes de enfermagem europeus de métodos de aprendizagem inovadores para intervir eficazmente em contextos multiculturais e com diversas populações».
«Num mundo cada vez mais interconectado e diversificado, os profissionais de saúde devem estar equipados com o conhecimento e as habilidades para fornecer cuidados culturalmente sensíveis. Reconhecendo esta necessidade urgente, o Projeto MultiCulturalCare surgiu como uma iniciativa inovadora na educação de enfermagem, com o objetivo de cultivar uma nova geração de enfermeiros culturalmente competentes. Com o objetivo primordial de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio relacionados com a saúde, estabelecidos pelas Nações Unidas, este projeto visa promover a competência cultural entre estudantes de enfermagem e a comunidade de saúde em geral», observam os promotores do projeto coordenado pela professora da ESEnfC, Ana Paula Monteiro.
Nesse sentido, esta equipa internacional desenvolveu «um inovador MODELO DE EDUCAÇÃO DE ENFERMAGEM MULTICULTURAL CARE», onde se destacam quatro aspetos:
- Abordagens inovadoras de aprendizagem: «O projeto abrange métodos de ensino inovadores, que envolvem os alunos de enfermagem em experiências de aprendizagem imersivas e interativas. Essas abordagens vão além das configurações tradicionais de sala de aula, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda da diversidade cultural e seu impacto na saúde. O Modelo de Educação em Enfermagem MultiCulturalCare integra Aprendizagem Experiencial, cenários de simulação e experiências do mundo real, como programas de imersão na comunidade e rotações clínicas em ambientes culturalmente diversos. Ao mergulharem em diferentes comunidades, os estudantes de enfermagem ganham experiência em primeira mão ao navegarem pelas diferenças culturais e ao compreenderem o impacto dos determinantes sociais na saúde».
- Competências multiculturais centrais na educação em enfermagem: «O Projeto MulticulturalCare coloca uma forte ênfase em fornecer aos estudantes de enfermagem o conhecimento e as habilidades necessárias para navegar em ambientes multiculturais. Através de módulos de formação abrangentes, os alunos aprendem sobre diversas culturas, crenças e práticas, promovendo a sensibilidade e o respeito cultural».
- Aprendizagem e intercâmbio colaborativos: «Reconhecendo o valor da colaboração, o projeto facilita a troca de conhecimentos entre estudantes de enfermagem, profissionais de saúde, organizações, mentores e professores. Essa abordagem colaborativa promove a aprendizagem mútua, a partilha das melhores práticas e o desenvolvimento de uma rede de apoio comprometida com a competência cultural na área da saúde».
- Abordagem das desigualdades na saúde: «Ao munir os estudantes de enfermagem com competências multiculturais, o Projeto MulticulturalCare visa contribuir para a redução das desigualdades na saúde. Cuidados culturalmente sensíveis levam a melhores resultados de saúde e à satisfação dos utentes, particularmente dos indivíduos de diversas origens e de grupos marginalizados».